Car and Driver Brasil
A Alfa Romeo aproveitou o início do Salão de Los Angeles para apresentar o Stelvio, seu primeiro SUV e um dos carros mais aguardados dos últimos meses. A estreia confirmou aquilo que todos esperavam desde que o modelo surgiu pela primeira vez “sem querer” em um vídeo promocional da marca: o Stelvio é basicamente uma versão de salto alto do sedã Giulia.
Além do design similar, o SUV também divide a plataforma e motores com o irmão menor. A versão apresentada em Los Angeles foi a insana Quadrifoglio, equipada com o V6 2.9 biturbo de 505 cv e câmbio automático de oito marchas. Porém, enquanto o Giulia traz tração traseira o Stelvio conta com tração integral – em situações normais toda a força vai para as rodas traseiras, mas em caso de perda de aderência essa relação pode chegar a 50/50.
Além do V6, o SUV terá outras versões mais mansas equipadas com motores a diesel e a gasolina. Com Porsche Macan e Jaguar F-Pace na mira, o Stelvio terá a dura missão de alavancar as vendas e o lucro da Alfa Romeo – mais ou menos como o Cayenne fez com a Porsche. O lançamento está marcado para o ano que vem. (Car and Driver Brasil)