Audi anuncia S8 Plus e RS 7 Sportback performance no salão

Notícias Automotivas

 

O novo A4 na versão topo de linha Ambition, anunciada recentemente por R$ 244 mil, com direito a lista de equipamentos mais recheada e motorização mais potente, será atração da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público entre os dias 10 e 20 de novembro no São Paulo. No entanto, a montadora alemã reserva outras duas novidades para o público no evento.

 

A primeira delas é o novo Audi S8 Plus, versão mais “apimentada” da linha do A8, atual sedã mais caro da linha da fabricante no mercado nacional. O novo modelo fará sua primeira aparição na mostra automotiva e começará a ser vendido em dezembro, com preço sugerido de elevados R$ 889.990.

 

Já a segunda atração é o novo RS 7 Sportback performance, que “representa um dos principais pilares da marca, a esportividade”, que estará disponível nas concessionárias apenas sob encomenda logo após o Salão do Automóvel por R$ 728.990. Um dos primeiros brasileiros a conhecer o esportivo é o jogador Neymar, que escolheu o veículo em um programa de patrocínio promovido com as estrelas da equipe do Barcelona na temporada 206/2017.

 

Como não poderia ser diferente, o principal atrativo do novo Audi S8 Plus é a motorização. O sedã de luxo esportivo é equipado com um motor 4.0 V8 (oito cilindros em “V”) biturbo, que consegue entregar 605 cavalos de potência, entre 6.100 e 6.800 rpm, e 76,5 kgfm de torque, entre 2.500 e 5.500 giros com o modo overboost ativado. Junto a ele está a transmissão automática Tiptronic de oito velocidades e o sistema de tração integral quattro com diferencia esportivo.

 

Segundo dados da fabricante, o novo modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

 

No visual, o Audi S8 Plus traz uma série de detalhes para oferecer uma cara mais esportiva que a do A8 convencional. Há grade dianteira com efeito tridimensional, capô com linhas esculpidas, vincos delineados em toda a superfície da carroceria, faróis Matrix LED compostos por cinco conjuntos de LED com funcionamento independente (caso algum veículo seja detectado à frente, os fachos individuais podem seletivamente se apagar, para evitar ofuscamento) e frisos pretos com alto brilho envolvendo as grades, maçanetas e parte inferior da carroceria.

 

Há também acabamento das soleiras das portas com o nome do veículo e rodas de liga-leve de 21 polegadas.

 

O interior, por sua vez, conta com detalhes de acabamento em alumínio escovado e carbono atlas, além de revestimento em couro nos bancos, volante e alavanca de câmbio.

 

Nas medidas, o carro apresenta 5.147 mm de comprimento, 1.949 mm de largura, 1.458 mm de altura e distância entre-eixos de 2.994 mm. O porta-malas, que traz abertura e fechamento elétricos, tem capacidade para 520 litros. Já o peso do veículo é de 1.990 kg.

 

Entre os equipamentos, há ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros (esportivos) e traseiros de couro Valcona com aquecimento, função massagem, ajuste lombar e regulagens elétricas com memória na frente, teto solar, cortinas elétricas para as janelas laterais e o vidro traseiros, volante multifuncional com ajuste elétrico e shift paddles, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e com função memória.

 

A lista inclui ainda alarme antifurto, função Auto hold, Audi pre sense plus, sistema de visão noturna Night Vision, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), head-up display, indicador de pressão dos pneus, sistema keyless-go, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Audi side assist, câmeras ambiente (360º), direção dinâmica e sistema start-stop.

 

Há também sistema de som Bose, sistema multimídia MMI com navegação, Bluetooth, Audi music interface, recepção de TV, DVD player, Audi connect e sistema de entretenimento traseiro.

 

Como opcional, o Audi S8 Plus pode receber sistema de som Bang & Olufsen e o pacote Dinâmico, que inclui escapamento esportivo, freios de cerâmica e aumento da velocidade máxima de 250 km/h para 305 km/h.

 

O novo S8 Plus estará disponível nas cores Preto Brilhante, Preto Mito, Preto Havana, Branco Geleira, Branco Íbis, Cinza Monsão, Cinza Oolong, Prata Cuvee, Prata Florete, Marrom Argus e Azul Luar. Há ainda cinco opções de acabamento interno: preto, bege, cinza, marrom ou preto com costuras vermelhas.

 

Outra atração da Audi para o Salão do Automóvel de São Paulo é o A8 L W12 com acabamento da Audi Exclusive, divisão de personalização da fabricante. A versão com entre-eixos alongado do sedã, dotada de um motor 6.3 W12 de 500 cavalos de potência e 63,7 kgfm, oferece carroceria pintada na cor Cinza Iridium, acabamento interno preto e bege, geladeira e bancos traseiros individuais ajustáveis eletricamente.

 

Todavia, o A8 L estará exposto na área interna do estande, reservada apenas a convidados da Audi.

 

No caso do “carro do Neymar”, há um propulsor mais potente em 45 cavalos. O novo Audi RS 7 Sportback performance é equipado com um bloco 4.0 V8 TFSI, que consegue desenvolver 605 cv, entre 6.100 e 6.800 rpm, e 71,4 kgfm, entre 1.750 e 6.000 rpm. Com o modo overboost (acionado automaticamente na aceleração total quando o motor e a transmissão estiverem no modo dynamic do Audi drive select), o cupê consegue entregar torque de 76,5 kgfm, entre 2.500 e 5.500 rpm. Ele trabalha em conjunto com um câmbio automático Tiptronic de oito velocidades e tração integral quattro, com distribuição eletrônica conforme a necessidade.

 

De acordo com a Audi, o novo modelo consegue alcançar os 100 quilômetros por hora em apenas 3,7 segundos, o que representa uma melhora de 0,2 segundo em comparação com os modelos RS básicos.

 

O conjunto inclui ainda suspensão esportiva RS plus, mais firme, com o sistema Dynamic Ride Control (DRC), que utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis em três níveis, ligados uns aos outros por meio de linhas hidráulicas e uma válvula central. Há também a direção dinâmica (dynamic steering), que conta com uma variação contínua da relação de esterçamento das rodas de acordo com a velocidade do veículo.

 

Com o modo Audi drive select, o condutor pode alterar o comportamento dos principais sistemas do carro, como a direção, motor, câmbio e o diferencial esportivo opcional, entre os modos comfort, auto, dynamic e individual. Há também discos de freio feitos de cerâmica e fibra de carbono, que reduzem o peso do sistema em 10 quilos.

 

O Audi RS 7 Sportback performance usa ainda eixo dianteiro com arquitetura com cinco braços de alumínio por roda, capazes de lidar com esforços longitudinais e transversais separadamente, enquanto o eixo traseiro oferece braços trapezoidal com controle direcional feitos de alumínio. Dois coxins amortecidos hidraulicamente prendem o subchassi de aço ao monobloco. Assim como no eixo dianteiro, os cubos das rodas e juntas esféricas são de alumínio, com barra estabilizadora tubular.

 

No visual, o RS 7 Sportback performance se diferencia pelos para-choques esportivos com largas entradas de ar, difusor na traseira, grade em preto brilhante do tipo colmeia, estribos laterais, peças com acabamento em titânio fosco (aro externo da grade dianteira Singleframe, spoiler dianteiro, abas aerodinâmicas laterais nas entradas de ar, acabamentos nas janelas, capas dos espelhos retrovisores externos e borda superior do difusor traseiro) e rodas de alumínio fundido de 21 polegadas na cor titânio fosco com detalhes de acabamento polido.

 

Por dentro, o carro exibe bancos esportivos RS com apoio de cabeça integrado, painel de instrumentos com fundo preto, mostradores brancos e ponteiros na cor vermelha e logotipos RS nas chaves, no volante esportivo multifuncional de três raios revestido em couro, nos estribos das portas, no conta-giros, no mostrador do sistema de informações para o condutor e no monitor retrátil do sistema MMI navigation plus.

 

A lista de itens de série inclui ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos com aquecimento e ajustes elétricos (com memória para o do motorista), head-up display, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, recepção de TV, volante multifuncional esportivo com base aplainada com revestimento de couro e ajuste elétrico, função Autohold, alarme antifurto e teto solar elétrico.

 

Há também sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, direção eletromecânica dinâmica, diferencial esportivo traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), faróis full LED com ajuste automático de altura, sistema de visão noturna Night Vision, controle de pressão dos pneus, keyless-go, sistema start-stop, DVD player, som Bang & Olufsen e rádio MMI Plus com sistema de navegação, MMI touch, Audi connect, Bluetooth e smartphone interface. A tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétricos.

 

Como opcional, a Audi oferece o pacote Design RS, que oferece bancos, apoio de braços, console central revestidos de couro e Alcântara com costuras contrastantes na cor azul, além de apliques de fibra de carbono com detalhes também azuis.

 

O novo Audi RS 7 Sportback performance estará disponível nas cores Cinza Nardo, Prata Florete, Branco Geleira, Preto Mito, Cinza Daytona, Vermelho Misano, Azul Sepang, Preto Pantera, Prata Prisma e Azul Ascari. O interior poderá ter acabamento nas cores preto, cinza, preto com costura cinza ou preto com costura azul, que faz parte do pacote opcional Design RS. (Notícias Automotivas)