Confira dicas úteis para dirigir com segurança em caso de chuva

Carpress

 

Vem chegando o verão… Como ele, chuvas torrenciais que já começam a dar o ar da graça. Será que você sabe como dirigir com segurança sob uma tempestade ou mesmo debaixo de uma aparentemente inofensiva garoa?

 

“Dirigir na chuva pode ser perigoso e demanda alguns cuidados especiais com os pneus. Além de ter a sua aderência posta em xeque, eles também se desgastam mais rapidamente sob essa condição”, afirma Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus Mercosul.

 

Confira cinco dicas para evitar acidentes sob chuva

 

Calibragem, alinhamento e balanceamento: para assegurar que a área de contato entre o pneu e a pista seja a ideal, com o máximo possível de água sendo drenada, é essencial não descuidar da pressão, do alinhamento e do balanceamento das rodas, ou seja, da manutenção periódica.

 

Análise dos sulcos: é importante observar a profundidade dos sulcos dos pneus. O recomendado é uma profundidade mínima de 3 milímetros para que o pneu possa drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo. Abaixo dessa medida, aumenta muito o risco de perda de contato do pneu com o solo.

 

Reduza a velocidade: a água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas ruas e estradas, cria cenário propício a derrapagens. Reduzir a velocidade permite que uma área maior da banda de rodagem entre em contato com a pista, aumentando a aderência.

 

Mantenha distância: além de reduzir a velocidade, é importante se manter distante do veículo à frente. Em uma pista molhada, o motorista precisa de três vezes mais espaço para frear do que em uma pista seca.

 

Aquaplanagem: quando há muita água na pista, o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. É a chamada aquaplanagem. “Ao notar que o veículo começou a perder a aderência com o solo, em nenhuma circunstância freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e o controle seja retomado”, sugere Astolfi. (Carpress/Luís Perez)