Novo R8 estará no Salão e custará mais de R$ 1 milhão

UOL Carros

 

A segunda geração do superesportivo R8 será a grande estrela da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os próximos dias 10 e 20 de novembro – e que terá ampla cobertura de UOL Carros.

 

Conhecido por ser um dos carros do bilionário “Tony Stark” na série de filmes do “Homem de Ferro”, o modelo será apresentado no evento em começará a ser vendido logo em seguida, entre o final de novembro e começo de dezembro.

 

Por enquanto, apenas a versão cupê com motor de 10 cilindros será importada. “Por mais de um milhão”, garante uma fonte de UOL Carros. Na Europa, o carro custa a partir de 166 mil euros (cerca de R$ 579 mil em conversão direta).

 

Como ele é

 

O R8 V10 Plus, que será trazido neste primeiro momento, tem 610 cv e 57,1 kgfm de torque aliados a uma caixa de transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades e ao sistema de tração integral da grife Quattro, que pode transmitir a força do conjunto, dependendo do caso, em até 100% para o eixo dianteiro ou para o traseiro.

 

Ainda mais leve (são 1.580 kg) por conta da nova geração da carroceria “SpaceFrame” – que, de acordo com a marca, é composta por uma mistura de alumínio e polímeros reforçados de fibra de carbono -, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e pode chegar à 330 km/h. Trata-se do modelo de quatro argolas que mais se aproxima a um carro de pista.

 

A nova geração do R8 foi apresentada no Salão de Genebra do ano passado e será mostrada pela primeira vez na América do Sul. Segundo a Audi, ela foi redesenvolvida e só manteve o nome da anterior. “Nossos engenheiros trouxeram a experiência das pistas para as ruas. Nenhum outro Audi evoca emoção dinâmica maior. Ele é o mais potente e rápido modelo de produção em toda a história da Audi”, revela Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

 

Visualmente, apesar de construído do zero, com diz a marca, o desenho é inspirado no anterior, mas com linhas mais retilíneas e até mais simples.

 

LED? Não, laser

 

Algumas características o distinguem, como o sistema de faróis a laser, que segundo a Audi pode iluminar duas vezes mais que faróis de LEDs comuns. Ele funciona da seguinte maneira: cada farol contém quatro diodos de laser de alta potência, que geram um feixe de laser azul que passa por um conversor de fósforo para ser transformado em luz branca, ajustada para uso em estradas com temperatura de cor na faixa dos 5.500 kelvin – de acordo com estudos, condições ideais para o olho humano. O ponto de laser é ativado a partir de 60 km/h em complemento aos fachos de LED convencionais.

 

Além do compartimento do motor (que é central-traseiro) ser iluminado, o R8 traz ainda uma asa traseira fixa reforçada de polímeros de fibra de carbono.

 

Por dentro, os bancos ganham apoio de cabeça integrado, como em carros de corrida, mas a Audi afirma que opcionalmente serão oferecidos bancos ainda mais esportivos, no estilo “concha”. O revestimento é sempre em couro tipo Napa, com cinco opções de cores: vermelho, bege, cinza, marrom e preto.

 

O cockpit virtual, que estreou no TT, também passa a integrar a linha R8. Ele resume todas as informações na tela colorida de 12,3 polegadas no quadro de instrumentos, que podem ser controladas pelo volante ou pelo seletor sensível ao toque no console central.

 

Sistema de som Bang & Olufsen com Bluetooth, interface para smartphone ou tablets com roteador para wi-fi e GPS também fazem parte do pacote. As rodas de alumínio têm 20 polegadas e são calçadas por pneus 245/30 R20.

 

Para quem não se contenta com o que o R8 já oferece como equipamento de série, ainda existem opções de customização para interior e exterior – uma das possibilidades é a pintura externa, por exemplo, que pode ser fosca. De acordo com a empresa, a quantidade de variações pode fazer cada exemplar ser único. O carro que estará no Salão, por exemplo, traz pintura cinza Nardo (não oferecida no pacote normal do modelo) faixas laterais amarelas, interior cinza com costuras amarelas e rodas pretas. (UOL Carros/André Deliberato)