Carplace
Assunto recorrente, as consequências do dieselgate continuam afetando seriamente as empresas do grupo VW. Nesta semana, a publicação Der Spiegel disse que a fabricante alemã não irá mais trabalhar com sua própria plataforma.
Se a previsão de concretizar e a plataforma MLB for mesmo aposentada, será uma das maiores vítimas da redução de custos dentro do grupo Volkswagen. A configuração de motor longitudinal está presente na maior parte da gama de modelos da Audi, incluindo o A4, A5, A6 e A8, além dos SUVs Q5 e Q7.
Isso significa que nas próximas gerações, modelos como o A4 e A5 podem passar a utilizar o layout transversal MQB, enquanto modelos maiores como o A6, A7 e A8 poderiam receber a plataforma MSB da Porsche, passando a ter inédita configuração de tração traseira, ou integral.
Esta decisão também pode resultar na eliminação do R8. Por enquanto nada está confirmado, mas o modelo tem arquitetura única, o que demanda alto custo de produção.
Dieselgate
Revelado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e pelo California Air Resources Board (CARB), o escândalo consistia na Volkswagen utilizar softwares manipulados para realizar a medição das emissões de alguns modelos, de modo a violar os padrões ambientais vigentes nos EUA. Segundo revelado, o sistema desligava os controles de emissões ao dirigir normalmente e mascarava os resultados reais só na hora dos testes. (Carplace)