Jornal do Carro
A Mercedes-Benz finalmente revelou o conceito Generation EQ, misto de utilitário esportivo e cupê que antecipa uma nova família de veículos elétricos sob a marca EQ.
A força é gerada por um par de motores elétricos, que produz 408 cavalos de potência e 71,4 mkgf de torque. E distribuída pelas quatro rodas.
A Mercedes anuncia autonomia de até 500 quilômetros. As baterias de íons de lítio são feitas pelo próprio grupo Daimler, e produzem 70 kWh de potência. Elas ficam instaladas entre os eixos. A Mercedes afirma que o conceito é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.
A empresa alemã optou por um SUV para ser o primeiro de sua família de modelos elétricos porque o segmento está ganhando popularidade.
A principal característica de estilo de todos os futuros modelos da família Generation EQ é a grande dianteira negra, que engloba todas as luzes frontais e a estrela iluminada da marca.
A cabine tem quatro assentos individuais, que incorporam alto-falantes no apoio de cabeça.
Há um enorme tablet no painel, que concentra as informações para o motorista e dá acesso aos demais sistemas do carro, e também vários outros displays digitais, no console, atrás dos apoios de cabeça e até nos puxadores de portas.
O conceito Generation EQ está previsto para entrar em produção em 2019, e será o primeiro modelo a utilizar a nova arquitetura modular exclusiva para veículos elétricos, que está sendo desenvolvida pela montadora.
O modelo deverá enfrentar concorrentes como Tesla Model X e o também anunciado Audi e-Tron Quattro.
Até que o modelo chegue à fase de produção, estima-se que o tempo de recarga deverá ser significativamente reduzido. Isso porque até lá a Comunidade Europeia deverá introduzir o padrão Combined Charging System (CCS), sistema de carga combinada.
Atualmente, o crossover elétrico pode ser recarregado por indução (sem fio) ou na forma convencional, nos modos normal ou rápido.
No médio e longo prazo, quando a capacidade planejada de 300 kW for introduzida, a montadora afirma que cinco minutos de carga serão suficientes para 100 quilômetros de autonomia.
Quanto ao preço, o presidente da empresa, Dieter Zetsche, disse durante a apresentação do conceito no Salão de Paris que ele deverá se situar na mesma faixa do Mercedes GLC “razoavelmente equipado”.
Ele também acrescentou que, até 2025, a Daimler terá mais de dez modelos de automóveis totalmente elétricos à venda. (Jornal do Carro)