Frota & Cia
O Cursor 9 GNV é o primeiro motor movido a combustível alternativo, destinado ao segmento de pesados, que pode ser acoplado a uma transmissão automatizada. Mais econômico e menos poluente, o motor tem equivalência em potência e torque quando comparado a sua versão diesel.
A FPT Industrial, líder mundial de mercado no desenvolvimento de motores GNV, amplia seu portfólio de produtos movidos a gás-natural para a América Latina, com o lançamento do motor Cursor 9 GNV. O propulsor é a grande novidade da marca durante o IAA 2016, Salão Internacional do Transporte, realizado em Hannover, Alemanha. Trata-se da mais recente tecnologia disponível no mercado movida a combustível alternativo, com emissões próximas de zero e que será disponibilizada ao mercado latino-americano a partir do evento.
O Cursor 9 GNV é o primeiro motor movido a combustível alternativo para o segmento de pesados que pode ser acoplado a uma transmissão automatizada. Quando comparado a outros motores GNV presentes no mercado, a nova tecnologia tem a seu favor diversas melhorias como: capacidade para funcionar com GNV, Biometano ou GLP, com consumo de combustível mais reduzido graças a seu novo processo de combustão, mais estável e que se adapta melhor a diferentes níveis de qualidade de gás. Além disso, é cinco decibéis mais silencioso que motores equivalentes com tecnologias anteriores.
Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, destaca que a região latino-americana tem um grande potencial para receber a nova tecnologia e, por isso, estuda a possibilidade de produzir o novo motor em sua unidade industrial argentina, base exportadora para todo o continente. “Temos mercados ideais para esta tecnologia, principalmente em países como Peru, Chile, Colômbia e Argentina”, explica. (Frota & Cia)