Carplace
A Toyota anuncia nesta semana no Brasil a realização de um recall envolvendo o híbrido Prius. Conforme explica a marca, unidades fabricadas no Japão entre 20 e 22 de janeiro de 2016 devem voltar às concessionárias para reparar uma falha identificada no acionamento do airbag do passageiro. Segundo informado, há risco de acionamento involuntário do componente, ocasionado por uma falha no processo de fabricação. Apenas três exemplares foram afetados, dos quais dois estão rodando no Rio Grande do Sul e um no Distrito Federal.
Em nota, a empresa explica que foi constatada a possibilidade de rompimento da membrana que sela a câmara de combustão do deflagrador do airbag devido à pressão do gás comprimido dentro da câmara, o que pode permitir que o gás e o propelente escapem sem que tenha havido a deflagração do airbag. Nesse caso, ocorrerá a abertura indevida e parcial da bolsa inflável do lado do passageiro, podendo levar o motorista a perder o controle do veículo.
Os últimos oito dígitos do chassi são: G3506590, G3506849 e G3506974. O reparo será realizado a partir do dia 17 de outubro e consiste na substituição do deflagrador do airbag – serviço que dura em média 3 horas. Informações adicionais estão disponíveis pelo telefone 0800 703 02 06 ou através do site www.toyota.com.br. Este chamado, vale lembrar, não tem relação com o recall dos airbags produzidos pela Takata. (Carplace/Dyogo Fagundes)