Jornal do Carro
A Volkswagen divulgou o primeiro teaser de um conceito elétrico que será revelado durante o Salão de Paris, que abre as portas em 1º de outubro, e que é tido como “tão revolucionário quanto foi o Fusca”.
O conceito, que não teve maiores informações divulgadas, terá tamanho próximo ao do Golf, mas tão espaçoso quanto um Passat, segundo o comunicado divulgado pela montadora alemã. O chefe da Volkswagen, Herbert Diess, deu uma declaração de que o projeto deve trabalhar com uma bateria que permita autonomia entre 400 km e 600 km.
Para manter o custo do projeto dentro de valores reais para ser competitivo com os veículos a combustão, ele terá uma construção convencional, com uso de aço, diferente do que apostou a BMW com o i3, que é todo feito em fibra de carbono.
Sua produção deve iniciar em 2019 e será o primeiro modelo carro elétrico da plataforma modular MEB, que é uma MQB (Golf, Up!, Passat) direcionada para veículos 100% elétricos. Além desse médio, essa base deve ser utilizada em um sedã grande, na versão de produção do Budd-e, a Kombi Elétrica, além de um crossover compacto e um cupê.
A estratégia da montadora alemã é de lançar ao menos 30 veículos elétricos até o meio da próxima década (2025). A meta é essa porque a companhia estima que, até 2030, um terço dos carros vendidos pelo grupo serão elétricos. (Jornal do Carro)