Carplace
A Dodge anuncia nesta semana o lançamento do sedã Neon no México. Baseado na nova geração do Fiat Tipo europeu, o modelo estreia com a missão de reforçar o portfólio da marca no país, de modo a fazer frente a rivais como o Honda City, Peugeot 301, Kia Rio e Seat Toledo. A oferta será composta por duas opções de motorização (1.4 e 1.6) e três versões de acabamento. Preços vão de 217.900 a 279.900 pesos (cerca de R$ 37.730 e R$ 48.470).
Desde a versão de entrada SE, o Neon traz de série freios ABS com EBD, duplo airbag, controles de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, Isofix, sistema de som com tela 3,5 polegadas e computador de bordo, entre outros itens. O modelo SXT acrescenta ar-condicionado automático, sensor de chuva, rodas aro 16? e tela de 5 polegadas. A configuração de topo SXT+ finaliza com airbags laterais, rodas de 17? e câmera de ré.
Sob o capô, o motor 1.4 Fire rende 94 cv e vem sempre ligado a um câmbio manual de seis marchas. A opção mais potente é um 1.6 EtorQ de 108 cv, acoplado sempre a uma transmissão automática de seis marchas.
O batismo Neon, vale lembrar, remete a um antigo sedã vendido pela Dodge na América do Norte entre 1995 e 2005. A estratégia da FCA é ressuscitar o nome aproveitando o sucesso alcançado pelo antigo modelo, de modo a reforçar o posicionamento da novidade no mercado. Além dele, outro Fiat recebe denominação exclusiva no México: o nosso Grand Siena, que por lá se chama Dodge Vision. (Carplace/Dyogo Fagundes)