Anfavea e Sindipeças promovem reunião com MDIC

Portal Fenabrave

 

Representantes da Anfavea e do Sindipeças farão reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nesta quarta-feira, 20, para discutir o novo pacote de incentivos aprovado pelo Congresso da Argentina para as montadoras lá instaladas comprar peças e componentes produzidos naquele país.

 

A informação é do conselheiro do Sindipeças, Flávio Del Soldato, que antecipa que no encontro serão analisados eventuais impactos do novo programa argentino para a indústria brasileira. “Vamos ter de avaliar o programa já aprovado pelo congresso, mas ainda não publicado, com maior profundidade”, comenta Del Soldato. A reunião será com a área técnica e terá a participação de Margarete Gandini, diretora do departamento de indústrias para a mobilidade e logística da pasta.

 

O parlamento argentino aprovou na quarta-feira, 13, redução nos impostos que variam de 4% a 15% para a empresa que ampliar o conteúdo local. O índice mínimo exigido atualmente é de 30% para os automóveis e 25% para caminhões e ônibus. O programa envolve o direito a um valor de crédito tributário proporcional ao aumento das compras locais. Para atingir o máximo de 15% a fabricante de automóvel instalada na Argentina terá de ter 50% de índice de localização.

 

O novo programa argentino tem alguma similaridade com o Inovar-Auto brasileiro, que chegou a ser questionado pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Os analistas avaliarão também se o novo programa argentino está ou não de acordo com as normas da OMC ou do Mercosul.

 

A Anfavea confirma a reunião no MDIC, mas não detalha a pauta do encontro. Segundo a entidade, essas reuniões têm sido frequentes e visam debater a conjuntura do setor. Como o setor automotivo argentino está na pauta do dia, a entidade admite que o tema deverá entrar em discussão. (Portal Fenabrave)