Land Rover pesquisa direção autônoma para qualquer tipo de terreno

Jornal do Comércio/PE

 

A Jaguar Land Rover anunciou que está pesquisando novas tecnologias que permitirão um futuro carro autônomo dirigir sobre qualquer tipo de superfície ou terreno. Chamado de Direção Autônoma em Todos os Terrenos, o projeto pretende tornar viável que um carro de direção autônoma percorra as mais amplas situações da vida real, dentro e fora da estrada, mesmo nas mais adversas condições meteorológicas.

 

Tony Harper, diretor de Pesquisa da Jaguar Land Rover, disse: “Nossos estudos sobre veículos autônomos capazes de transpor todos os tipos de terreno não são apenas sobre o fato de os carros poderem ser dirigidos sem a necessidade de um motorista em uma autoestrada ou em situações que incluem off-road extremo. Trata-se, principalmente, de ajudar um veículo autônomo a percorrer o seu caminho com total segurança por qualquer terreno ou situação”.

 

Para tornar possível esse nível de tecnologia autônoma em todos os tipos de terreno, os pesquisadores estão desenvolvendo sistemas de detecção de última geração que serão os olhos do carro autônomo do futuro. Sensores sempre ativos poderão ver melhor do que o motorista e proporcionarão ao veículo altos níveis de inteligência artificial, necessários para que ele atue sem a interferência do condutor, planejando a rota que deve tomar em qualquer superfície.

 

Seja em uma estrada em obras com cones e um contra fluxo, ou uma estrada coberta de neve nas montanhas ou até mesmo uma faixa de floresta enlameada, esta capacidade avançada estaria disponível para o motorista e o carro autônomo, com o motorista capaz de deixar o carro assumir o controle se eles julgarem que esta seria a melhor forma de lidar com um obstáculo ou perigo à frente.

 

O sistema combina sensores ultrassônicos de câmera, sensores que medem a distância até um obstáculo com o uso de raios-laser, além de radares, que dão ao veículo uma visão 360° do mundo à sua volta. Este sistema é tão complexo e avançado que pode determinar as características da superfície e considerar a largura dos pneus para a melhor maneira de se trafegar em situação de chuva intensa ou neve, sempre planejando a melhor rota.

 

Os mesmos sensores também poderão ser utilizados para verificar qualquer irregularidade na pista que ainda será percorrida e ajustar automaticamente a velocidade do veículo.

 

O sistema Terrain-Based Speed Adaption (TBSA) usa câmeras para identificar um terreno acidentado, incluindo superfícies irregulares e onduladas, piso escorregadio, buracos e até mesmo água parada. Em seguida, ele é inteligente o suficiente para prever o impacto potencial dessas superfícies no trajeto do veículo e ajustar automaticamente sua velocidade, de forma a manter os passageiros confortáveis. (Jornal do Comércio/PE)