Curitiba testa ônibus que funciona até 100% do tempo com eletricidade

Gazeta do Povo

 

O projeto de eletromobilidade de Curitiba, em parceria com Volvo do Brasil, governo sueco e universidades (UTFPR, UFPR, UP e PUCPR), entrará em sua terceira fase no próximo dia 18 de julho. Segunda geração de ônibus de baixas ou zero emissões de poluentes desenvolvidos pela Volvo, o ônibus elétrico híbrido será testado na linha Juvevê/Água Verde, por um período de seis meses.

 

Com tecnologia plug-in, o elétrico híbrido permite a recarga de bateria em pontos de embarque e desembarque de passageiros. O projeto é resultado de uma parceria global da Volvo com a Siemens, que desenvolveu as estações de carregamento rápido da bateria do motor elétrico, que propicia aos veículos maior tempo de operação em modo elétrico, reduzindo o uso de combustíveis fósseis. Por isso, o veículo foi batizado de Hibriplug.

 

Ainda em março deste ano, a Volvo começou os testes do ônibus híbrido articulado, o Hibriplus, na linha Interbairros II, que transporta uma média de 33 mil passageiros por dia e tem 41 quilômetros de extensão. A diferença do Hibriplus para o Hibriplug é que este último tem como base principal de funcionamento a eletricidade, enquanto o primeiro é uma combinação de dois motores, um elétrico e outro a diesel.

 

Se no dia a dia do transporte coletivo de Curitiba o Hibriplus, cujos testes terminam só em agosto, já está alcançando resultados como um consumo 31% menor de diesel do que os ônibus articulados convencionais, a expectativa é de que o Hibriplug se mostre ainda mais econômico e limpo. (Gazeta do Povo)