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A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou que está realizando pesquisas para desenvolver um sistema de Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC, ou Solid Oxide Fuel Cell, em inglês) que funciona com energia elétrica gerada por bioetanol. O novo sistema – pioneiro para uso automotivo – integra uma célula de combustível e-Bio com um gerador de força. SOFC é uma célula de combustível que utiliza a reação de múltiplos combustíveis, incluindo etanol e gás natural, com oxigênio para produzir eletricidade com alta eficiência.
Sobre a célula de combustível e-Bio
A célula de combustível e-Bio produz eletricidade por meio da SOFC como geradora de força, utilizando o bioetanol armazenado no veículo. A célula de combustível e-Bio utiliza hidrogênio transformado em combustível por meio de um oxigênio reformado e atmosférico, com a subsequente produção de eletricidade da reação eletroquímica para alimentar o veículo.
Diferentemente dos sistemas convencionais, o e-Bio integra a SOFC como sua fonte própria de energia, proporcionando maior eficiência de energia para dar ao veículo autonomias similares às dos carros movidos a gasolina (mais de 600 km). Além disso, as características de condução elétrica distintas dos carros com a célula de combustível e-Bio – que incluem condução silenciosa, partida linear e aceleração ativa – permitem aos usuários ter benefícios e confortos de um veículo puramente elétrico (EV, ou Electric Vehicle, em inglês).
Sistemas de células de combustível utilizam químicas que reagem com o oxigênio, gerando energia sem a liberação de subprodutos. Combustíveis bioetanol, incluindo aqueles derivados da cana-de-açúcar e do milho, estão amplamente disponíveis em países da Europa, Américas do Norte e do Sul e Ásia. A célula de combustível e-Bio utilizando o bioetanol pode oferecer um transporte ecologicamente correto e criar oportunidades na produção regional de energia, enquanto dá suporte à infraestrutura existente.
Quando a energia é produzida por meio de um sistema de célula de combustível, CO2 é geralmente emitido. Com o sistema de bioetanol, as emissões de CO2 são neutralizadas a partir do processo de cultivo da cana-de-açúcar que compõe o biocombustível, permitindo que haja um “ciclo neutro de carbono”, com aproximadamente nenhum acréscimo de CO2.
O futuro da célula de combustível e-Bio
No futuro, a célula de combustível e-Bio vai se tornar cada vez mais fácil de ser utilizada. O etanol misturado com água é mais fácil e mais seguro de ser manuseado que outros combustíveis. Ao mesmo tempo que removerá os limites para criação de uma infraestrutura totalmente nova, há enorme potencial de crescimento de mercado.
Os custos de funcionamento são notavelmente baixos, beneficiando tanto o público, quanto as empresas, pois a célula de combustível e-Bio é um ajuste ideal para todos, desde carros de passeio até veículos pesados.
A busca por uma Sociedade Zero Emissões
Na busca pela realização de uma sociedade de carros com emissões zero e fatalidades zero, a Nissan continua a promover a inteligência e a eletrificação dos veículos. A companhia é comprometida com sua promessa de oferecer “Innovation That Excites”, seu posicionamento de marca, com novas tecnologias como as contidas no conceito “Nissan Intelligent Mobility”.
A célula de combustível e-Bio vai realizar o conceito de “Nissan Intelligent Power” promovendo maior eficiência e eletrificação de carros e maior prazer em dirigir, ao lado de baterias dos veículos elétricos, do Nissan Leaf, do Nissan e-NV200 e do e-Power, equipado com compartimento exclusivo para motor e gerador de energia de grande capacidade.
A Nissan vai continuar a gerar valor para seus consumidores por meio da incorporação de sistemas que permitem a extração da energia elétrica de vários combustíveis, ao abordar as questões de infraestrutura vinculadas ao fornecimento de energia em todas as regiões do mundo. (Portal CIMM)