Carplace
O CEO do Grupo Volkswagen, Matthias Müller apresentou o novo plano “Together – Strategy 2025”. Foi o início do maior processo de mudança da história da empresa, a maior montadora da Europa, que após o escândalo de emissões dieselgate apontou para uma nova direção, envolvendo a recuperação financeira, reavaliação de diversos projetos e foco em lançamento de carros elétricos além de novas soluções em mobilidade.
Após ter sua imagem global seriamente arranhada pelo escândalo de emissões, a Volkswagen dá uma guinada em sua estratégia com metas ambiciosas em termos de eletrificação da gama de veículos. Serão 30 novos carros elétricos lançados até 2025, com vendas anuais entre 2 milhões e 3 milhões de unidades nessa modalidade, representando cerca de 25% do total.
Parte do objetivo de ampliar a gama de carros elétricos passa pelo desenvolvimento de novas tecnologias para baterias. O anúncio oficial não dá detalhes precisos sobre essa área, mas nos últimos dias fontes ligadas à marca afirmaram que o grupo VW investirá bilhões em sua própria fábrica de baterias, o que deve garantir vantagem competitiva para alcançar as metas ambiciosas.
“Isso vai nos exigir – na sequência do grave revés resultante das emissões de diesel – aprender com os erros cometidos, corrigir as deficiências e estabelecer uma cultura corporativa mais aberta e enraizada na integridade baseada em valores”, explicou o CEO Matthias Müller durante a apresentação da nova direção estratégica em Wolfsburg. “O nosso futuro programa “Together – Strategy 2025” tornará o Grupo Volkswagen mais focado, eficiente, inovador e sustentável orientado para o cliente – e automaticamente por objetivo gerar crescimento rentável. Nosso objetivo é criar valor duradouro para todo o nosso público estratégico. Isso só pode ser alcançado juntos – com os nossos colaboradores, com e para os nossos clientes, acionistas e parceiros de negócios – com plena consciência da nossa responsabilidade para com a sociedade e o meio ambiente”, completou.
Outra mudança do grupo será ampliar esforços em tecnologias como condução autônoma e inteligência artificial. O objetivo é lançar o primeiro carro autônomo desenvolvido “in-house” até 2020. Em termos de mobilidade, a VW afirma que irá desenvolver soluções de acordo com a necessidade do mercado – com foco em carros de passeio, ou seja, serviços de mobilidade sob demanda. Isso se traduz em serviços como robotaxis, car-sharing e transporte sob demanda. Vale lembrar que no início de junho a empresa alemã fechou parceria com o aplicativo de táxis Gett na Europa. (Carplace)