Não descuide dos pneus de seu carro

Jornal do Carro

 

Os pneus estão entre os itens mais importantes para a segurança dos ocupantes do veículo. E cuidados simples garantem que essas peças estejam sempre em boas condições de uso.

 

A primeira precaução é calibrá-los a cada 15 dias. “Siga a indicação de pressão feita pela montadora (no manual do carro). Rodar com a pressão maior ou menor que a ideal provoca desgaste acelerado ou irregular”, alerta o gerente de marketing de pneus de passeio da Goodyear, Fabrice Weisgal.

 

O alinhamento e o balanceamento também ajudam a aumentar a durabilidade do pneu e, de quebra, eliminam desvios de trajetória que podem elevar o consumo de combustível.

 

O popular “pretinho” não altera o desempenho, mas previne o acúmulo de sujeira e ajuda na identificação de bolhas ou fissuras na peça.

 

Mais importante é ficar atento aos sinais que indicam a necessidade de troca. As fabricantes colocam indicadores de desgaste dentro dos sulcos, a cerca de 1,6 mm de profundidade.

 

“Um pneu careca não escoa a água, aumentando os riscos de aquaplanagem, prejudicando a dirigibilidade e aumentando a distância necessária para a frenagem”, avisa Weisgal.

 

Na hora da troca, o ideal é que cada eixo receba pneus da mesma marca e modelo, já que peças de perfil e desenho diferentes podem ter comportamento e desgaste desiguais.

 

O uso de pneus de medidas diferentes das indicadas pela fabricante deve ser avaliado por especialista. “Pela resolução 533 do Contran, as rodas não podem ultrapassar os limites externos dos para-lamas”, lembra Vilson Tolfo, da AEA. (Jornal do Carro)