Volkswagen leva toda sua linha e outras atrações ao Velopark

Carpress

 

Nos próximos sábado e domingo (18 e 19), a Volkswagen promove no autódromo Velopark, em Nova Santa Rica (RS), região metropolitana de Porto Alegre, a segunda edição de seu Driving Experience, ação da marca para apresentar todo portfólio de veículos, do subcompacto up! ao utilitário esportivo Touareg, com direito a test-drives.

 

A primeira etapa aconteceu em Recife (PE) e, até o final do ano, passará por São Paulo, Sumaré, Ribeirão Preto (SP) e Rio, entre outras cidades. Há diversas modalidades de testes, a começar pela arrancada, feita com o up! TSI (motor de até 105 cv), em que dois convidados o aceleram em uma reta.

 

O objetivo é demonstrar a potência do motor 1.0 TSI e, ao mesmo tempo, destacar o equilíbrio do up! na frenagem de emergência, que conta de série com freios ABS (antitravamento) com distribuição eletrônica de frenagem.

 

Há ainda o Pro Solo, que demonstra a estabilidade do novo Gol e testa a destreza dos motoristas, com um circuito travado com cones, simulando curvas fechadas e pequenas retas. Monitores cronometrarão as passagens dos participantes e, a cada cone derrubado durante a prova, serão acrescentados cinco segundos ao tempo geral do participante.

 

Será demonstrada ainda a proteção proativa dos passageiros. Um piloto profissional fará manobras bruscas com os modelos da família Golf  para mostrar o acionamento do sistema Pro Active. Esse recurso de segurança detecta uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem – e automaticamente pretensiona os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos. Além disso, quando uma situação de condução crítica e instável é detectada, as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.

 

Assistência ao estacionamento

 

Nos modelos Tiguan e Golf estarão em demonstração o sistema Park Assist 2.0, assistência ao estacionamento que facilita parar não apenas em vagas paralelas, mas também de ré em perpendiculares. Além disso, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.

 

Esse sistema pode ser ativado a até 40 km/h pela pressão de um botão no console central. Utilizando o indicador a seta, o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrassom, (40 centímetros de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início. Basta ao motorista engatar a marcha à ré e usar os pedais do acelerador e freio. O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por sinais sonoros e informações visuais no display.

 

Há ainda o Iron Track, uma estrutura especialmente montada para testar a picape Amarok. O primeiro exercício ocorre em uma rampa, demonstrando os ângulos de entrada e de saída, além do vão livre da picape. Nele é testado também o assistente de partida em rampa, recurso que, em aclives acima de 5%, mantém o veículo freado por até dois segundos após o motorista tirar o pé do pedal do freio.

 

Então os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais tranquilidade em rampas. Na estação também há um segundo exercício, que faz com que duas rodas da Amarok fiquem suspensas, mostrando a eficiência da tração 4Motioin, a rigidez torcional da carroceria e o funcionamento do bloqueio do diferencial.

 

Mas haverá até test-drives comuns. Todos os modelos do portfólio estarão à disposição em um trajeto demarcado por cones, em que o visitante poderá escolher até dois carros para dirigir. Em cada veículo haverá um instrutor para passar todos os detalhes e informações técnicas.

 

Por fim, uma atração especial: a presença do Golf GTE, híbrido do tipo plug-in (deve ser ligado a uma tomada), que é a quinta opção de motorização oferecida para o Golf no mundo,  juntando-se às versões a gasolina, diesel, gás natural comprimido e totalmente elétrica. O modelo faz 66,66 km/l e tem autonomia (em modo totalmente elétrico) de até 50 quilômetros, podendo a total chegar a 939 quilômetros. (Carpress)