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O ano de 2016 está sendo bastante favorável para a Mercedes-Benz. Com planos para reassumir a liderança global de vendas no mercado premium até 2020, a marca de Stuttgart pode ver seus objetivos serem atingidos bem antes do tempo.
Com 170.625 unidades vendidas em maio, 12,9% acima do registrado em 2015, a Mercedes assumiu a primeira posição após dois meses consecutivos na vice-liderança. Bem próxima, a BMW, mais vendida em março, respondeu com 168.129 unidades, alta de 5,6% no período.
Líder em abril, a Audi recuou para a terceira posição. As 164.150 unidades registradas no mês passado representaram um crescimento de 6,7% sobre maio de 2015.
No acumulado de 2016, a vantagem da Mercedes sobre as arquirrivais começa a aumentar. Com 818.175 unidades comercializadas nos cinco primeiros meses, a marca foi a única a registrar crescimento na casa dos dois dígitos (+12,3%).
A disputa pelo segundo lugar está sendo vencida pela BMW, mas a margem é de pouco mais de 13 mil unidades sobre a Audi (797.457 x 784.250), com a montadora de Ingolstadt registrando crescimento um pouco maior no período (+5,3% x +5,0%).
Na Mercedes, a linha de SUVs foi novamente o destaque, com 58.517 veículos vendidos em maio, uma alta de 42% sobre 2015. A linha de compactos (A, B, CLA e GLA), por sua vez, cresceu 15,6% graças às 53.618 unidades.
O ótimo desempenho da Série 2 (16.823, +47,6%) e o avanço de quase 35% da nova geração do Série 7 (4.539) foram os grandes destaque da BMW no mês passado.
Com quase 31 mil unidades comercializadas, a nova geração do Audi A4 avançou 16,2%. Bem menos, no entanto, do que os expressivos 79,6% do Q7, que ultrapassou a barreira das nove mil unidades mensais. (Carplace/Thiago Parísio)