Tribuna do Norte
A Ford comemora esta semana na Europa o aniversário de 40 anos de lançamento do Fiesta. Originalmente apresentado em 1976, o modelo chegou ao mercado como opção compacta (media apenas 3,5 metros de comprimento) e relativamente barata, caindo logo no gosto do mercado. Desde então foi produzido em diversas fábricas na Europa, América, África e China, estando atualmente na 6ª- geração, próximo da 7ª-.
Projetado para ter um custo de desenvolvimento US$ 100 menor do que o do Escort da época, o Fiesta modelo 1976 era um dos primeiros carros da Ford com tração dianteira, sendo equipado com motores 1.0 e 1.6 com potências de 40 e 90 cavalos. A segunda linhagem veio em 1983, trazendo design com linhas mais arredondadas e motores mais potentes. Contou ainda com uma versão de apelo esportivo, batizada de “XR2”.
Em 1989 a 3ª- geração foi lançada e, pela primeira vez, chegou ao Brasil. Importado da Espanha, era oferecido em nosso País com carrocerias de 3 e 5 portas, e motor 1.3 Endura. A 4ª- geração, revelada em 1995, passou a ser produzida nacionalmente com a missão de substituir o Escort Hobby. Inicialmente tinha motores 1.3 EFI e 1.4 Zetec, mas a partir dos anos 2000 ganhou motores 1.0 e 1.6 da família Zetec RoCam, mais potentes e modernos.
Em 2003, um ano depois de estrear na Europa, o Fiesta da 5ª- geração desembarcou no Brasil. Completamente reformulado, era produzido em Camaçari (BA) e equipado com motores 1.0, 1.0 Supercharger e 1.6. Foi re-estilizado em 2007 e novamente em 2010, até sair de linha definitivamente em 2014.
A atual e 6ª- geração, lançada na Europa em 2008, chegou ao Brasil em 2010, inicialmente importada do México. Em 2013 foi re-estilizado e passou a ser fabricado em São Bernardo do Campo (SP), mas apenas na versão hatchback. (Tribuna do Norte/Fernando Siqueira)