VW atrasa recall de motores a diesel

Jornal do Carro

 

Depois que foi comprovado que a Volkswagen fez uso de um software para fraudar os testes de emissões em seus motores a diesel, permitindo a liberação de carros mais poluentes que o aceitável, a marca se comprometeu a fazer um amplo recall para corrigir o problema em todas as unidades afetadas. Mas o cronograma dessa campanha está bastante atrasado na Alemanha.

 

A agência federal responsável pela fiscalização já aprovou a correção do software do motor EA189 TDI de 2 litros, o que obrigará a montadora a enviar cartas aos clientes alemães donos de Passat, CC e Eos, para que levem seus carros a uma concessionária, onde será instalado um novo software. As cerca de 800 mil unidades envolvidas serão divididas em três etapas de atendimento, de acordo com as potências dos motores: 109 cv, 134 cv e 138 cv.

 

Com isso, a marca se viu obrigada a atrasar os reparos no motor EA189 TDI de 1,2 litro, que estavam previstos para ocorrer no segundo trimestre deste ano.

 

O recall dos motores a diesel da VW está correndo bem devagar: a empresa só reparou 50 mil entre os quase 8,5 milhões de exemplares afetados. Isso se deve, em parte, à demora da agência alemã em aprovar o software necessário para a correção de cada motor.

 

Já nos Estados Unidos, os reparos nem sequer começaram. Pelo acordo que pode ser celebrado até julho com autoridades norte-americanas, a montadora alemã terá de dar aos consumidores daquele país a opção de devolverem seus veículos às concessionárias, ao invés de esperarem pelo desenrolar potencialmente demorado da campanha de recall. (Jornal do Carro)