Jornal do Carro
A divisão “i” foi fundada pela BMW em 2011 com o objetivo de fabricar veículos elétricos leves. Mas a submarca iniciou uma nova fase, chamada “Project i Next”, em que mudou seu foco para o desenvolvimento de modelos de condução autônoma. As informações foram reveladas à Reuters por um dos membros do conselho da montadora alemã.
O estopim dessa mudança de estratégia da BMW foi o baixo desempenho comercial de seu primeiro e único modelo totalmente elétrico, o i3, que vendeu apenas 25 mil unidades em 2015. Assim, ao invés de gastar dinheiro e energia criativa tentando fazer surgir um novo protótipo elétrico que pudesse desafiar marcas como Tesla e Porsche, como uma limousine esportiva, por exemplo, a alemã achou melhor centrar forças nas tecnologias de condução autônoma.
Dentro desse movimento, a BMW está contratando especialistas em aprendizado de máquinas e inteligência artificial para aprimorar recursos como o controle de velocidade de cruzeiro, o assistente de faixas de rolamento e as frenagens de emergência.
O primeiro fruto da divisão recentemente repaginada é o conceito Vision Next 100. Mas o lançamento de um modelo de série não ocorrerá antes de 2020 ou 2021. Até então, a BMW deverá apenas fazer uma atualização em seu elétrico i3, em 2018. (Jornal do Carro)