Carplace
Revelada pela Peugeot há poucos dias, a nova geração do 3008 (ex-monovolume e agora SUV) já circula livremente pelas ruas da Europa. Maior e mais encorpado que o modelo anterior (perceba o porte bem superior ao Renault Clio estacionado atrás), o utilitário chama atenção pelo design arrojado e alto nível de tecnologia embarcado. No Brasil, a apresentação pública acontecerá em novembro no Salão de São Paulo, com as vendas sendo iniciadas no decorrer de 2017.
Por fora, o visual não nega inspiração no design do hatchback 308. A dianteira é bastante agressiva, com a grade em destaque e os faróis bem recortados. Na parte inferior, o para-choque com estilo robusto e uma espécie de “peito de aço” robusto completam o estilo parrudo. Na traseira, as lanternas com assinatura tipo “garra de leão” são unidas por um detalhe preto que percorre toda a tampa do porta-malas – tendência a ser seguida pelos próximos Pug’s.
No interior, o painel futurista segue o conceito i-Cockpit, que combina detalhes como o volante pequeno e baixo com o quadro de instrumentos elevado. Este, aliás, substitui os tradicionais mostradores analógicos por uma tela digital configurável. A tela do sistema de entretenimento também está maior e agora agrupa mais funções, reduzindo a presença de botões físicos. Por fim, destaque para o volante de apenas dois raios com base e superfície planas.
A plataforma usada é a conhecida base modular EMP2, que permitiu uma redução de peso de aproximadamente 100 kg no peso final. O modelo mede 4,45 metros de comprimento e ganhou 8 centímetros na distância entre-eixos. Sob o capô, terá no Brasil o conhecido motor 1.6 THP como acontece no modelo atual (vendido a partir de R$ 118.990), talvez com duas configurações de equipamentos. (Carplace/Dyogo Fagundes)