O Estado de S. Paulo
A BMW amargou maus momentos no mercado brasileiro desde que começou a produzir carros no País, no fim de 2014. De antiga líder do mercado de luxo, a montadora de Munique passou ao terceiro lugar, vendo suas duas principais rivais, Audi e MercedesBenz, que durante a maior parte de 2015 eram ainda importadoras, registrarem amplo crescimento e dominarem esse nicho.
Pois bem: o “inferno astral” da BMW agora parece ter encontrado seu fim. Ou, em outra leitura, talvez tenha começado o das duas rivais alemãs, que agora também fabricam no Brasil. O fato: pelo segundo mês seguido, a BMW foi a líder do mercado de luxo.
E, em maio, com algo mais para celebrar: o X1 foi o modelo premium mais emplacado do País – pela primeira vez no ano, a marca lidera esse ranking. Em abril, o Discovery Sport, da Land Rover, havia conquistado o primeiro lugar.
A BMW comercializou 1.082 carros no mês passado. A “dona” do segundo posto do ranking mudou. Em maio, foi a MercedesBenz, que vendeu 969 veículos e rebaixou a Audi, líder de 2015, para a terceira posição.
Land Rover e Volvo mantiveram, respectivamente, o quarto e o quinto lugares, com 551 e 277 emplacamentos.
No acumulado de janeiro a maio, porém, a liderança continua com a Audi, que acumula 4.828 unidades vendidas, ante as 4.117 da Mercedes e 4.111 da BMW.
Independentemente das mudanças de posição, o mercado de luxo está em ampla queda. Esse nicho resistiu à crise nos emplacamentos totais de carros em 2015.
Agora, porém, as vendas de todas as marcas estão caindo – em parte porque, com a alta do dólar, a maioria das montadoras efetuou reajustes pesados nos preços entre o fim do ano passado e o início de 2016.
Veja lista dos dez mais vendidos:
1 – BMW X1 – 431 unidades
2 – MercedesBenz GLA – 308
3 – Land Rover Discovery Sport – 297
4 – BMW Série 3 – 285
5 – MercedesBenz Classe C – 271
6 – Audi A3 Sedan – 267
7 – Audi Q3 – 229
8 – Land Rover Range Rover Evoque – 192
9 – Volvo XC60 – 165
10 – MercedesBenz GLC – 84
(O Estado de S. Paulo/Rafaela Borges)