Google confirma parceria com FCA para desenvolver minivan autônoma

Auto Estrada

 

O Google confirmou uma parceria com a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para o desenvolvimento de minivans autônomas. De acordo com comunicado da empresa de tecnologia, a opção por minivans “dá uma oportunidade de testar um veículo maior, no qual seria fácil a entrada e saída de passageiros, particularmente com recursos como portas corrediças laterais ativadas sem as mãos”.

 

O Google trabalha em um projeto de automóveis autônomos, capazes de rodar sem a intervenção de um motorista, desde 2009. Nesse meio tempo, a companhia vem testando um protótipo próprio e modelos de produção adaptados, como o SUV híbrido Lexus RX450h.

 

No caso da parceria com a FCA, serão construídas e testadas cerca de cem unidades da minivan Pacifica, cuja nova geração foi apresentada no início do ano durante o Salão de Detroit (EUA), trazendo sistema de estacionamento autônomo, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, câmera com visão de 360 graus, alerta de colisão frontal e até aspirador de pó integrado.

 

A versão da Pacifica que será adaptada para receber o sistema de condução autônoma do Google é a híbrida, que traz motor Pentastar V6 a gasolina associado a dois propulsores elétricos para render 251 cv e, segundo a Chrysler, proporcionar um consumo de até 34 km/l no ciclo urbano – e rodar até 48 km no modo puramente elétrico.

 

Para o automóvel rodar sozinho, “percebendo” o ambiente ao seu redor e tomando decisões por conta própria, o Google desenvolveu um sistema formado por sensores, computadores e um software que gerencia todas as tarefas. É a primeira vez que a empresa se associa a uma fabricante de automóveis tradicional para desenvolver veículos que rodam sozinhos. Até então, limitava-se a adaptar por conta própria modelos já existentes.

 

Na semana passada, Chris Urmson, diretor do projeto de carro autônomo do Google, sinalizou que futuramente poderá lançar no mercado uma minivan autônoma para transporte público. Isso quando houver, ao menos nos EUA, uma legislação que regulamente a circulação de automóveis com essa tecnologia em vias públicas – hoje, limitada a unidades de teste homologadas. (Auto Estrada/Alessandro Reis)