Etiquetagem veicular chega ao oitavo ano

Jornal do Carro

 

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), criado em 2008 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), está chegando ao oitavo ciclo com participação recorde. Todas as montadoras e importadoras que operam no País aderiram e, com isso, 90% dos carros vendidos no Brasil terão informações de eficiência de consumo e emissão de gases, tanto poluentes como de efeito estufa (CO²). Os 795 modelos e versões contemplados chegarão a 926 até o final deste ano.

 

A principal novidade de 2016 é que a emissão de gases poluentes passa a ser classificada por meio de letras, a exemplo do que já ocorre com a avaliação do consumo e a eficiência do veículo em km por litro de combustível, facilitando o entendimento do consumidor. Além disso, o oitavo ciclo incorporou veículos leves a diesel e as categorias picape e microcompacto (para modelos com até 6 metros de comprimento). Com isso, o PBEV passou a ter 14 categorias.

 

Ao oferecer informações de eficiência energética e consumo dos diversos modelos, a ideia do programa é permitir que o consumidor compare os produtos antes de tomar a decisão de compra. Os carros que forem mais eficientes e obtiverem as melhores classificações em sua categoria e no ranking geral ganharão o Selo Conpet de Eficiência Energética, concedido pela Petrobras, parceira do Inmetro no PBEV.

 

A tabela do PBEV, com a lista de todos os modelos e suas classificações, já está disponível na página do Inmetro na internet (www.inmetro.gov.br/pbe), no link “Tabelas de Eficiência”. A consulta também pode ser feita na página do Conpet, (www.conpet.gov.br/consultacarros) ou por meio de aplicativo para smartphones Android ou IOS. (Jornal do Carro)