Brasil impacta resultado da Fiat Chrysler no trimestre

DCI

 

Apesar de manter a liderança no mercado brasileiro, o maior da América Latina, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) reportou desempenho fraco na região. No primeiro trimestre, a receita recuou 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

“A diminuição das vendas reflete as condições macroeconômicas difíceis no Brasil”, afirmou o grupo em balanço financeiro referente ao primeiro trimestre do ano.

 

No período, a receita do grupo na América Latina atingiu 1,31 bilhão de euros, ante 1,55 bilhão de euros em igual período de 2015.

 

De janeiro a março, as vendas no mercado brasileiro tiveram retração de 37 mil unidades na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. “A queda se deve principalmente à redução dos embarques e ao impacto cambial, mas que foram parcialmente compensadas pelos emplacamentos do Jeep Renegade e da Fiat Toro”, destacou o grupo.

 

De acordo com balanço da FCA, a participação de mercado na região foi de 12,7%. O grupo informa ainda ter mantido a liderança no Brasil, com 18,1% de share.

 

Além da Fiat, a FCA vem crescendo com as vendas do selo Jeep. O utilitário esportivo (SUV, na sigla em inglês) Renegade foi o nono veículo mais vendido do País no primeiro trimestre, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

Já na categoria de SUV, o modelo é o segundo mais vendido, perdendo apenas para o HR-V, da Honda.

 

As vendas globais da FCA tiveram crescimento de 3% no primeiro trimestre, para 26,6 bilhões de euros, puxadas pelo desempenho de SUVs nos EUA. (DCI/Juliana Estigarríbia)