Documento da VW ensina como fraudar teste

Jornal do Carro

 

Investigações sobre a fraude da Volkswagen aos testes de emissões de poluentes descobriram uma apresentação de PowerPoint feita em 2006 por um alto executivo de tecnologia da montadora. Esse documento era para orientar sobre os procedimentos para cometer a fraude, de acordo com informações do jornal norte-americano The New York Times.

 

A publicação, no entanto, informa que não sabe a extensão da divulgação dessa apresentação dentro da empresa. O novo fato, porém, prejudica ainda mais a credibilidade da companhia, que, no fim ano passado, assumiu ter fraudado testes de emissões de poluentes nos Estados Unidos e na Europa.

 

Mais de 11 milhões de veículos estão envolvidos no caso, todos com motores a diesel. Além da própria Volkswagen, a fraude ocorreu nos propulsores de modelos de outras marcas do grupo alemão, como Audi, Seat e Skoda.

 

Para passar a impressão, durante os testes, que o motor do carro emitia menos poluentes do que a realidade, a Volkswagen instalou um software nos propulsores.

 

No início do mês, o governo alemão, após ampla investigação de em diversos carros de variadas montadoras, concluiu que apenas a Volkswagen realizou esse tipo de fraude.

 

A empresa alemã terá de pagar multas a diversos governos pela fraude, além de compensar clientes que têm carros afetados por ela. (Jornal do Carro)