Carros-cópia se tornam mais raros na China

Jornal do Carro

 

A cópia de estilos consagrados ou verdadeiras marcas registradas de montadoras europeias é uma prática recorrente no mercado de carros chineses. Ou era. Na edição 2016 do Salão de Pequim, que abre as portas ao público no dia 27, eram poucos os modelos que adotavam o que os chineses chamam de homenagem, já que o fato de serem copiados é um reforço da qualidade do design de determinadas marcas ou modelos.

 

Entre os modelos desse ano, de longe o mais copiado, sem a menor cerimônia, foi o BAIC BJ80, que é uma reprodução do Mercedes-Benz Classe G. Com 2,80 m de entre-eixos e 4,78 m de comprimento, pode vir equipado com motor a gasolina de 2,3 litros. Ele tem tração integral e câmbios automático ou manual de seis marchas. A ironia é que a BAIC é parceira da Mercedes na produção dos carros na China.

 

Ainda no segmento de carros de grande porte, a Changan criou uma cópia com dimensões menores do Range Rover Sport. O jipinho CS95 copia a caída do teto na traseira e a opção de utilizar as colunas e o teto na cor preta para contrastar com a pintura do restante da carroceria. Com 5 metros de comprimento, será o carro de imagem da marca, onde segundo ela, colocou tudo do melhor. O motor é um 2.0 turbo, mas os dados de potência e torque não foram divulgados.

 

Também vem da Changan o caso mais emblemático: um chinês copiando outro. O Changan CS75 tem a mesma frente encontrada no Lifan X7. Ai fica a dúvida de quem veio primeiro. Ele tem motores 2.0 e 1.8 turbo, a gasolina, de 155 cv e 175 cv, respectivamente. Já o Lifan X7 tem motor 1.5 de 107 cv.

 

Uma empresa chamada Venucia resolveu “homenagear” o futuro e o passado recente de uma mesma marca, a Nissan. Com o sedã D50 copia o antigo Tiida sedã, que não era um nenhum exemplo de sucesso no que diz respeito à carroceria, mas era bom pela racionalidade. No outro extremo, se aproveitou de uma base elétrica e do visual do Leaf.

 

A Zotye, que está prometendo chegar ao Brasil, inclusive com fábrica que seria no Espírito Santo e agora é cotada para ser em Goiás, também é uma amostra de “homenagem”. Com o elétrico E30, a empresa faz uma cópia da antiga geração do Smart ForTwo. Outro que chama a atenção é o modelo SR7, também da Zotye, que está todo paramentado em cores chamativas no Salão, mas que não deixa de esconder a clara inspiração no Audi Q3. (Jornal do Carro/José Antonio Leme)