Festo apresenta novas soluções na Feimec 2016

Portal CIMM

 

O time da Festo marcará presença na primeira edição da Feimec (Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos), nos dias 3 a 7 de maio. Desenvolvido pela Abimaq (Associação Brasileira de Indústrias e de Máquinas), o evento apresentará  as principais tendências da indústria para os próximos anos.

 

Na edição de 2016, que será realizada no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a empresa irá expor seus lançamentos para o ano, entre eles o sistema HGO (Handling Guide Online) e o Tec2Screen.

 

Além dos novos produtos e serviços, a Festo – em parceria com a Abimaq – participará do primeiro projeto brasileiro de Manufatura Avançada. O objetivo é aplicar a combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet, permitindo que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo. A ação mostrará que diferentes unidades fabris poderão tomar decisões sobre produção, compras e estoques sem interferência humana. Um exemplo de como será a Indústria 4.0.

 

Confira abaixo os detalhes das novidades que serão apresentadas na feira:

 

HGO (Handling Guide Online) – O lançamento promete simplificar ao máximo o processo de especificação, engenharia detalhada e compras, benefício que se traduzirá em ganho de tempo e redução de custos para o cliente.

 

Pelos meios de aquisição convencionais, para que o sistema de manipulação ideal fosse desenvolvido, era necessário levantar uma série de especificações técnicas, como o dimensionamento de motores e de eixos. A tarefa acabava encarecendo e retardando o processo de compra, uma vez que envolvia vários profissionais para especificação e engenharia detalhada.

 

O HGO veio para suprir essa necessidade organizacional. Ele é uma ferramenta on-line, que,  com apenas três informações – curso de atuação, carga a ser transportada e o tempo de ciclo – é capaz de projetar e dimensionar o sistema adequado.

 

Tec2Screen – Atualmente novas plataformas de ensino têm sido utilizadas tanto por professores quanto por alunos com o objetivo de aprimorar a forma de absorção dos conteúdos. E, com o desenvolvimento da tecnologia, teoria e prática estão cada vez mais próximas. Com base nesse cenário, a Festo Didactic lança neste ano no Brasil o TEC2Screen, projeto de inovação na área de ensino.

 

O TEC2Screen possui uma moldura que permite conectar o iPad a um circuito real. Com isso, os alunos têm o controle de um circuito direto de seu dispositivo. Além disso, o professor pode moldar o conteúdo do curso,  acompanhar o desenvolvimento dos alunos e verificar onde estão as falhas e os acertos de cada um.

 

Novos produtos

 

Válvulas VUVS

 

Confiabilidade e eficiência são a marca registrada da nova geração de válvulas e blocos de válvulas da série VU. Práticas, seguras e rápidas por meio de parafusos prisioneiros, vedação integrada, trava de acionamento, grande variedade de cabos pré-montados e conectores elétricos, as válvulas encontram-se disponíveis em duas versões: Compacta (VUGG) e Robusta (VUVS).

 

As válvulas foram criadas para serem utilizadas em todos os segmentos industriais que exigem custos competitivos, soluções simples e tecnologia universal com grandes vazões. A montagem de válvulas individuais dispensa suportes ou adaptadores, representando aumento da produtividade. São ideais para aplicações pneumáticas controladas por válvulas direcionais.

 

Tubos transparentes

 

Outra inovação que será apresentada na Feimec é a primeira linha de tubos PUN-H-T fabricados pela Festo no Brasil. Como principal diferencial frente aos produtos já disponíveis no mercado, os tubos Festo têm a vantagem de ser transparentes, característica que garante ao operador visualizar mais facilmente o excesso de ar comprimido, água ou óleo entre o sistema.

De fácil instalação e indicados para as mais diversas aplicações pneumáticas, os novos tubos transparentes estão disponíveis em cinco cores: azul, preto, verde, vermelho e amarelo.

 

MPA-L

 

O MPA-L é uma extensão da plataforma MPA. O produto foi desenvolvido para proporcionar maiormodularidade, melhor performance e diminuir os custos do terminal. O lançamento conta com dois tipos de modularidade:

 

– Parte pneumática: diferente do MPA-S, no MPA-L é possível expandir as posições de válvulas 1 a 1.

 

– Parte elétrica: Além de interface com o CPX, o MPA-L possui interface elétrica IO-Link, permitindo fácil intercambialidade entre os protocolos Profibus, Profinet, Ethernet/IP, DeviceNet, CANopen, EtherCat, CC-Link, AS-i e CP/CTEC.

 

Válvula tipo mangote VZQA

 

Versatilidade é a palavra que melhor define a VZQA. Aplicada com todos os tipos de meios, essa válvula possui um elemento tipo mangote em formato de cartucho feito em elastômero, que abre ou fecha a passagem do fluxo por meio de uma pressão piloto de ar.

 

A VZQA pode ser configurada de forma otimizada de acordo com a aplicação, tornando-a perfeita para aplicação em sistemas de transporte pneumático, medição e de pintura a pó, injeção de cola, tratamento do ar comprimido, bem como envase ou dosagem de produtos dos mais variados segmentos industriais. (Portal CIMM)