Fiat-Chrysler convoca 1 milhão por falha de câmbio “europeu”

UOL Carros

 

A FCA (Fiat-Chrysler) está convocando recall de 1,1 milhões de veículos em todo o mundo por conta de problema com câmbio automático de “padrão europeu”, com oito marchas, feito pela alemã ZF. Apesar de ser usado há um bom tempo em carros da Audi (estreando no A8), este foi considerado confuso por muitos motoristas da FCA, que acabaram saindo do carro sem colocar o câmbio corretamente na posição P (Park/Estacionamento), provocando acidentes.

 

Há registros de falhas com carros nos Estados Unidos, Canadá, México e também em outros mercados. UOL Carros procurou a representação local da Fiat-Chrysler e aguarda resposta sobre o envolvimento de carros da marca Jeep (de propriedade da Fiat-Chrysler) importados para o país.

 

Os veículos afetados estão identificados: os sedãs Dodge Charger e Chrysler 300 anos-modelos 2012-2014; o SUV Jeep Grand Cherokee ano-modelo 2014-2015.

 

No total, 811.586 veículos estão envolvidos nos EUA. O recall também afeta 52.144 carros no Canadá, 16.805 no México, e 248.667 veículos em outros mercados.

 

Sistema será modificado

 

A sede da FCA diz que registrou 41 casos de lesões relacionados ao problema com o câmbio, apesar de não ter conseguido reproduzir qualquer falha de equipamento.

 

Com isso, a empresa afirmou que irá melhorar os sistemas de alerta dos carros envolvidos, mudando o tipo de alarme e mensagens exibidas quando a porta do condutor estiver aberta enquanto o motor estiver funcionando.

 

Além disso, a transmissão deverá impedir que o carro entre em movimento quando a porta estiver aberta, mesmo que a posição P não esteja selecionada.

 

Apesar do uso sem registro de problemas na Audi, a Chrysler usa um tipo diferente de seletor na alavanca. A empresa já havia mudado o projeto da peça para os modelos 2015 do Charger e do 300, bem como de toda a alavanca do Grand Cherokee modelo 2016.

 

Os proprietários de veículos afetados serão notificados sobre o recall quando o serviço está disponível. Fiat-Chrysler aconselha os clientes a seguir as instruções no manual do proprietário do veículo no mesmo período. (UOL Carros)