Aprenda a cuidar da pintura do seu carro

Car and Driver Brasil

 

Sol, dejeto de pássaros, poeira… A pintura do carro é um dos itens que mais sofre com o passar do tempo. Mas será que tirar a poeira antes de lavar é uma boa? Botar capa mofa a pintura? Veja as dicas de Weslley Ruiz da Silva, coordenador técnico de repintura automotiva da Basf, empresa química alemã.

 

Deixe a poeira

 

Não faça uma limpeza prévia com pano ou espanador, tanto antes da lavagem a seco quanto na com água (pode riscar a pintura). A limpeza com água deve ser realizada na sombra, para não deixar que os raios solares entrem em contato com os produtos químicos e causem manchas. Em ambos os casos, use pano específico e, de preferência, de microfibra.

 

Goteira com gesso

 

Usar soluções caseiras, como limão, pode funcionar se a cal ou o cimento que caiu sobre o veículo não tiver danificado o verniz.

 

Seque o carro

 

Gotas de água associadas à poeira geram manchas. Com o passar do tempo, essas manchas tendem a crescer, sendo removidas somente com o processo de polimento. Por isso, a importância de secar e proteger o veículo.

 

Cocô de pássaro

 

O primeiro passo para retirar dejetos de pássaros é tentar a remoção com água o mais rápido possível. Quando afetado o verniz, em casos mais leves, o lixamento e posterior polimento devem resolver o problema. Em casos mais profundos, esse procedimento deve ser feito por um técnico especializado e o veículo dever ser repintado de maneira pontual.

 

Cuidado com a capa

 

As capas para carros protegem a pintura, mas a ação de colocar e tirar a capa pode gerar riscos no automóvel. Quando se realiza reparos no veículo e a pintura ainda continua liberando substâncias voláteis é necessário deixar a tinta respirar, até que ela esteja realmente seca. Nesses casos, o abafamento gerado pela capa pode causar certa opacidade.

 

Dica

 

Lave seu carro periodicamente (sempre de cima para baixo), mantenha-o limpo e a salvo das intempéries e dos agentes nocivos para evitar danos à pintura e, consequentemente, a desvalorização na hora da revenda. (Car and Driver Brasil)