Governo alemão: só VW fraudou emissões

Reuters

 

A entidade que regulamenta os transportes na Alemanha (sigla para KBA) concluiu em testes na última quarta-feira (6) que apenas os veículos da Volkswagen tinham os dispositivos que manipulavam o resultado de testes de emissão. Além da fabricante, outras marcas como Porsche e Audi vinham sendo investigadas. No entanto, ainda segundo o órgão alemão, os carros mostraram irregularidades durante o teste em estrada de níveis de emissões, mas estes estavam dentro dos limites legais.

 

A maior montadora da Europa está enfrentando investigações e processos judiciais em todo o mundo depois de reconhecer que cerca de 11 milhões de veículos eram equipados com motores a diesel irregulares.

 

O relatório completo dos testes feitos pela KBA serão divulgados ao final deste mês. “Os resultados finais serão publicados após o fim da investigação”, divulgou a entidade em nota.

 

Entenda o caso. Em setembro de 2015, a Volkswagen assumiu a fraude em motores a diesel que equipavam veículos do grupo. Mais de 10 milhões de carros em todo o mundo foram afetados e a empresa ainda hoje trabalha para conseguir reparar esses propulsores.

 

No Brasil, o único veículo das marcas do grupo VW que tem motor a diesel é a picape Amarok, que a companhia assumiu estar também envolvida no escândalo. 17 mil unidades vendidas aqui estavam com nível de emissões de poluentes fora do padrão estipulado pelas leis.

 

Após isso, a Volkswagen recebeu duas multas no Brasil. Em novembro, o Ibama aplicou uma multa de R$ 50 milhões pelo caso. Dias depois foi a vez do Procon-SP, que estipulou em R$ 8,5 milhões o valor da segunda punição.

 

A Volkswagen do Brasil afirma não ter sido notificada pelo DPDC e que portanto não pode se manifestar sobre o caso. (Reuters)