Jaguar XKSS será produzido de novo após 60 anos

Carplace

 

A Jaguar confirmou nesta semana que trará de volta ao mercado um dos modelos mais clássicos que já produziu. Conforme adianta a marca, o icônico XKSS (desenvolvido como uma versão de estrada do campeão de Le Mans D-Type) voltará às linhas de montagem depois de quase 60 anos de ausência. Ao todo serão nove exemplares fabricados nas mesmas condições dos modelos originais, cujo destino será um grupo seleto de clientes e colecionadores.

 

O XKSS teve apenas 16 exemplares produzidos, mas um incêndio ocorrido na fábrica de Browns Lane, em 1957, destruiu nove veículos que estavam praticamente prontos. Os modelo a serem produzidos agora ocuparão exatamente o lugar as unidades danificadas e, como no passado, serão produzidas manualmente nas oficinas da Jaguar em Warwick. As entregas devem acontecer no início do ano que vem, com cada exemplar custando 1 milhão de libras (cerca de R$ 6 milhões).

 

Versão de rua do D-Type tricampeão das 24 Horas de Le Mans, o XKSS era equipado com motor 3.4 de seis cilindros em linha, capaz de desenvolver 250 cv de potência e 33,1 kgfm torque. Equipado com transmissão manual de 4 velocidades, o modelo era capaz de sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5.5 segundos e alcançar os 230 km/h de velocidade máxima. (Carplace/Dyogo Fagundes)