EcoSport começa a ser produzido na Romênia, “território” do Duster

Carpress

 

A Ford vai começar a produzir o EcoSport na Romênia, de onde deverá atender o mercado europeu, onde o segmento de utilitários esportivos está em alta.

 

O modelo será feito na fábrica de Craiova, a sexta do mundo a fabricar a nova geração global do SUV, que foi desenvolvida e montada pela primeira vez no Brasil.

 

Hoje o EcoSport é produzido em Camaçari (BA), na Rússia, Índia, China e Tailândia para atender mais de cem mercados mundiais. Na Romênia a Ford está investindo 200 milhões de euros para a modernização de suas instalações.

 

“As vendas do EcoSport cresceram cerca de 30% neste ano e, com a perspectiva de avanço contínuo do segmento de utilitários esportivos compactos, é o momento certo de mover a produção para a Europa”, afirma Jim Farley, presidente da Ford Europa.

 

No ano passado as vendas do segmento de SUVs tiveram um aumento de 23%, enquanto a indústria total avançou 10%. Só o segmento de utilitários compactos, do qual o EcoSport faz parte, cresceu 44%. A estimativa da Ford é que a categoria chegue a um total de 1,5 milhão de veículos por ano até 2017 – aumento de 35% sobre 2015.

 

Desde que assumiu as operações da fábrica de Craiova em 2008, a Ford já investiu mais de 1 bilhão de euros na unidade, onde são produzidos o B-MAX e o motor EcoBoost 1.0. Também desenvolveu negociações com as autoridades e sindicatos romenos para aumentar a competitividade global da manufatura local.

 

A Ford anunciou o lançamento de cinco novos utilitários esportivos e crossovers na Europa nos próximos três anos, começando com o novo Edge. A marca espera vender neste ano, pela primeira vez, mais de 200 mil SUVs na Europa, um crescimento de mais de 30% comparado a 2015.

 

Detalhe: a Romênia é o berço da Dacia, pertencente à Renault, que fabrica o Duster, vendido no Brasil sob a marca francesa. (Carpress)