Saiba para onde vai o óleo lubrificante usado nos motores

Truck Brasil

 

O óleo lubrificante é responsável por reduzir o atrito entre peças, e, assim, garantir a vida útil dos componentes de máquinas e motores. Mas, após a sua utilização, ele torna-se um resíduo perigoso, de classe I, que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente, se mal administrado.

 

Para evitar esta situação, é necessário que o óleo lubrificante usado ou contaminado seja destinado adequadamente, sendo o rerrefino o único caminho legal para este perigoso resíduo, de acordo com a Resolução CONAMA Nº362/2005. Dessa forma, por meio do rerrefino, o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) se transforma novamente em óleo mineral básico.

 

Este processo, realizado por empresas especializadas – as rerrefinadoras -, resgata as propriedades originais do óleo mineral básico, que é uma matéria-prima proveniente do petróleo (um recurso não renovável), usada na fabricação de óleos lubrificantes acabados cumprindo o princípio para a sustentabilidade quando retorna ao mercado, garantindo o reabastecimento do produto.

 

Para que o óleo usado e/ou contaminado chegue até essas empresas rerrefinadoras, as fontes geradoras do resíduo, que são concessionárias, postos, oficinas mecânicas e indústrias, devem entregar o óleo lubrificante usado recolhido a uma empresa coletora autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

 

A Lwart Lubrificantes, líder de mercado na América Latina, realiza esta coleta e o rerrefino do óleo, integrando os dois processos. Com matriz em Lençóis Paulista (SP), que conta com moderna estrutura logística, com 15 centros de coleta, estrategicamente localizados pelo Brasil, uma frota própria com mais de 320 veículos e equipe treinada para o manuseio e transporte.

 

O sucesso de seu negócio está estritamente ligado à relação de parceria que a empresa mantém com as fontes geradoras do OLUC. Uma de suas principais parceiras é a DPaschoal, rede nacional de lojas de serviços automotivos.

 

Segundo Thiago Trecenti, diretor da Lwart Lubrificantes “Temos uma relação positiva, pois ao destinar o óleo lubrificante usado para a Lwart Lubrificantes, a DPaschoal cumpre as obrigações exigidas por lei e contribui com a sustentabilidade de uma matéria-prima não renovável, mas muito relevante para diversas atividades econômicas”.

 

Para Bruno Guilherme Denardi Zanatta, engenheiro ambiental da DPaschoal, “Tanto a Lwart Lubrificantes quanto a DPaschoal contribuem para o desenvolvimento sustentável do País por meio da coleta do óleo lubrificante usado, cumprindo as normas de descarte regidas pela legislação. Nossa parceria já dura 13 anos e ao longo desse período foram coletados mais de 1,3 milhões de litros de óleo lubrificante usado destinados ao rerrefino. Com 40 anos de história, a Lwart Lubrificantes já se projetava à frente de qualquer empresa concorrente, promovendo e disseminando uma cultura de preservação do meio-ambiente”.

 

Lwart Lubrificantes

 

Fundada em 1975, a Lwart Lubrificantes é líder no país no setor de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, processo que transforma um resíduo perigoso em óleo mineral básico de qualidade.

 

A Lwart Lubrificantes é a única indústria de rerrefino da América Latina a produzir o óleo básico do Grupo II, produto de alta qualidade em razão dos altos índices de pureza e desempenho, seguindo as especificações internacionais da API (American Petroleum Institute).

 

A empresa conta com o sistema de gestão da qualidade certificado pela ISO 9001 e possui moderna estrutura logística, com 15 centros de coleta estrategicamente localizados no país e uma frota de 320 veículos. A Lwart Lubrificantes capta aproximadamente 150 milhões de litros de óleo lubrificante usado ao ano, que são transformados em mais de 105 milhões de litros de óleo mineral básico.

 

A atividade sustentável da Lwart Lubrificantes poupa os recursos naturais e contribui para a preservação ambiental quando retira do mercado um resíduo perigoso para o meio ambiente e fecha o ciclo de vida do produto, que pode ser utilizado infinitas vezes para a produção de lubrificantes utilizados em máquinas e motores.

 

Para saber mais sobre a importância do rerrefino para a preservação dos recursos naturais, acesse: www.lwartlubrificantes.com.br (Truck Brasil)