Por crise no Brasil, VW fechará turno em fábrica Argentina

Car and Driver Brasil

 

“Não podemos seguir produzindo se não temos clientes”. Com essa frase, uma fonte da Volkswagen Argentina definiu ao jornal La Nación – um dos maiores do país vizinho – a atual situação vivida pela indústria argentina. A crise no mercado brasileiro e a consequente queda nos números de exportação estão obrigando algumas marcas a reduzirem a produção e o número de empregado em suas unidades.

 

A Volkswagen, por exemplo, confirma que irá encerrar um de seus três turnos na fábrica argentina de Pacheco, onde é produzida a Amarok. Segundo dados divulgados pelo jornal, 50% da produção no local são destinados para exportação. Desse montante, 80% têm como cliente final o Brasil. Com a ação, cerca de 1.200 trabalhadores devem entrar em um plano de demissão voluntária.

 

Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Volkswagen vendeu 2.041 unidades da Amarok no 1º bimestre de 2016. Os números são parecidos com o mesmo período de 2015 (2.073 unidades), mas representam uma queda brusca quando comparados com os dois primeiros meses de 2014, que registrou 3.478 Amarok emplacadas.

 

Ainda de acordo com o La Nación, Ford, GM e Fiat também já fazem planos para reduzir o pessoal em algumas des suas fábricas. Em fevereiro, a indústria argentina teve uma queda de 41,5% nas exportações na comparação com o mesmo mês do ano passado. (Car and Driver Brasil)