FBI alerta montadoras e donos de carros sobre riscos de ataque de hackers

Reuters

 

A polícia federal dos Estados Unidos (FBI) e a agência de segurança de transporte do país (NHTSA) emitiram um alerta sobre o crescimento de riscos de ataques de hackers contra veículos na última quinta-feira, 18.

 

“O FBI e a NHTSA estão alertando o público e os fabricantes – de veículos, componentes de veículos e aparelhos – para manterem atenção sobre os potenciais riscos e as ameaças relacionadas a tecnologias dos veículos conectados”, escreveram as agências em comunicado.

 

Em julho de 2015, a Fiat Chrysler fez recall de 1,4 milhão de veículos nos Estados Unidos para a instalação de software depois que uma reportagem na revista Wired levantou dúvidas sobre a possibilidade dos sistemas de carros serem invadidos. O recall marcou a primeira ação do tipo na indústria automotiva.

 

Também no ano passado, a General Motors divulgou uma atualização para um aplicativo de smartphone cuja brecha de segurança poderia permitir que hackers assumisse o controle de algumas funções de seu veículo elétrico Volt, como ligar o motor e até mesmo destravar as portas.

 

Em janeiro de 2015, a BMW afirmou que consertou uma falha de segurança que poderia permitir que até 2,2 milhões de veículos da marca tivessem a porta a aberta remotamente por hackers.

 

“Apesar de nem todos incidentes poderem resultar em risco à segurança dos usuários, como hacker assumir controle de veículos, é importante que os consumidores tomem as medidas apropriadas para minimizar o risco”, disse o FBI no alerta.

 

O comunicado do FBI também alerta que criminosos podem explorar atualizações de software de veículos por meio do envio de emails falsos “para proprietários que estejam buscando obter atualizações legítimas. Em vez disso, os destinatários dos emails podem acabar sendo enganados ao clicarem em links para sites perigosos ou abrirem anexos que contenham softwares malignos”. (Reuters)