Saveiro 2017 assusta rivais, mas tropeça no preço de Oroch e Toro

UOL Carros

 

Sem mudar de geração, a picape Saveiro se descola mais dos irmãos Gol e Voyage e ganha aspecto mais forte, com cara fechada e malvada, no modelo 2017.

 

Problema, porém, é o preço, que vai de R$ 45.350 a  R$ 69.250 iniciais.

 

Nas mais básicas, não difere dos valores da Strada (líder de picapinhas), deixando o consumidor sem opção real. Nas mais caras, esbarra em Oroch e Toro.

 

Para dar sensação de tamanho e robustez, a equipe de estilo da Volkswagen alinhou o visual da Saveiro, principalmente de sua dianteira, aos utilitários da linha. A picapona Amarok e os SUVs Tiguan e Touareg são inspiração clara.

 

Também houve o incremento de conectividade, mudança voltada ao público jovem e urbano que usa as configurações mais caras.

 

Versões e preços

 

Na base de tudo, há nova divisão de versões e preços. Confira abaixo um resumo com as principais diferenças de itens. Para ver as tabelas completas.

 

Apesar do novo nome, o equipamento aqui é conhecido e básico: voltada para o trabalho, tem caçamba mais comprida, tampa da caçamba com amortecedor e chave (abertura no logo), barra para carga no teto, para-choques em preto fosco, rodas de aço aro 15″ e pneus 205/60, máscara negra para faróis, banco do motorista com ajuste de altura e airbag frontal duplo.

 

Motor 1.6 flex é da antiga família EA-111 e gera 104 cavalos com etanol; câmbio é o manual de cinco marchas.

 

Itens como ar-condicionado, assistência hidráulica à direção e vidros e travas elétricas estão na lista de opcionais.

 

Com uso misto, acrescenta ao pacote de série faróis duplos, direção hidráulica, travamento de portas e vidros elétricos, chave-canivete e computador de bordo, entre outros itens.

 

Motor e câmbio são os mesmos da Robust, mas ar-condicionado e outros itens de conforto, visual e conectividade seguem só na lista de opcionais.

 

Mais urbana, incorpora ar-condicionado de série, ajuste de altura e profundidade para a coluna de direção, volante multifuncional, retrovisores elétricos na cor da carroceria com seta e função tilt-down integrados, além de sistema de som.

 

Itens de conforto, revestimento de couro sintético, rodas de liga leve (15″), capota marítima, sensor de estacionamento e sistema de conectividade são itens opcionais da versão. Tem nova cor metálica cinza Platinum.

 

Para público jovem e conectado, tem visual aventureiro com pitada esportivada. Como no modelo anterior, é a única da linha a usar o motor 1.6 MSI (EA-211), de 120 cv com etanol e sem tanquinho para partida a frio, ausente da linha 2017 de Gol e Voyage (ao menos por ora).

 

Cromados abundantes, spoilers e estribos, faróis sextavados e lanternas com efeito 3D, luzes múltiplas no para-choque (neblina, de longa distância e de curva) e pedaleiras cromadas reforçam o visual.

 

Na lista de série estão ainda rodas de liga aro 15″, revestimento de couro sintético para volante, sensor de estacionamento na traseira, capota marítima e ganchos na caçamba.

 

Sistema de entretenimento tem integração a celulares Android de Samsung, Sony e LG (Mirror Link).

 

Itens eletrônicos de segurança também estão no pacote: ABS (antitravamento de freios) com função off-road (para pisos com superfície mais solta), controle de estabilidade e tração, assistente para partida em subida e de descida e bloqueio de diferencial.

 

São opcionais os sensores de chuva e de iluminação, bem como piloto automático, sensores dianteiros de estacionamento, revestimento de couro sintético para bancos, pneus todo-terreno e sistemas de entretenimento com tela maior, GPS e conectividade com celulares Android em geral (Android Auto, ainda não distribuído no Brasil) e Apple (Carplay).

 

Além da conhecida cor Laranja Cannyon, entra em cena a cor Azul Ravenna, em linha com a tendência de 2016.

 

Infelizmente, a Volkswagen abre mão da competitividade ao alinhar seus preços ao da rival Strada – a diferença entre as versões similares é de poucos reais. Seria bom ver uma briga real pela vaga da garagem do comprador.

 

Ainda assim, a marca afirma que seu produto é mais seguro e completo.

 

Só a Saveiro usa freios a disco nas quatro rodas, reforçando a segurança em frenagens, na linha de carros compactos da VW.

 

É algo que nem Gol, Voyage, up! e Fox entregam. Da mesma forma, o item está ausente da principal rival e até de Renault Oroch e Fiat Toro.

 

Lançada no final de 2014 por menos de R$ 48 mil, a cabine dupla da Saveiro ainda é citada como trunfo por executivos da marca.

 

É 8 centímetros mais espaçosa que a da Strada, segundo a Volkswagen, garantindo espaço para cinco pessoas (três adultos atrás), ainda que a versão topo do modelo da Fiat tenha uma porta extra traseira facilitando o embarque – não há portas adicionais na Saveiro.

 

Tropeçando em Oroch e Toro

 

Da mesma forma que colar na Strada reduz as opções do comprador, cria um efeito colateral para a Saveiro (que também afeta a rival).

 

Nas versões mais caras, os preços encostam nos das novas picapes compactas-médias.

 

Se a versão Highline já fica na sombra da Renault Duster Oroch (R$ 64 mil iniciais), a Cross Cabine Dupla completa e com seus quatro pacotes opcionais a R$ 4.920 custa o mesmo que a Fiat Toro inicial (R$ 76.500).

 

Nestes casos, é de se franzir a cara e pensar bastante na hora de assinar o cheque. (UOL Carros/Eugênio Augusto Brito)