BMW muda foco para aproveitamento de tecnologia

Reuters

 

A BMW anunciou que vai se concentrar em carros elétricos e direção autônoma e no desenvolvimento de software e serviços de tecnologia como parte de uma nova estratégia da montadora centenária de veículos.

 

O surgimento de rivais que incluem a empresa de transporte urbano Uber e do Google, que desenvolveu seu próprio carro que não precisa de motorista, fez a BMW repensar sua estratégia tradicional de venda de veículos grandes de luxo.

 

“Estamos liderando a BMW para uma nova era”, disse o presidente-executivo da companhia, Harald Krueger, a jornalistas durante entrevista sobre os resultados anuais da marca.

 

“Para conseguirmos isso precisamos investir em tecnologias inovadoras, ampla conectividade e mobilidade de emissão zero. Tudo isso vai precisar ser industrializado de maneira sustentável, o que há é um outro grande desafio”, acrescentou o executivo.

 

O grupo BMW tem como meta alcançar margem de lucro antes de impostos de 10% entre 2017 e 2020 e vai apostar em conectividade digital, carros autônomos e desenvolvimento de negócios que incluem motocicletas e serviços financeiros.

 

A BMW informou que vai se dedicar ao desenvolvimento de negócios que incluem mapas digitais de alta definição, tecnologia de sensores, computação em nuvem e inteligência artificial.

 

A empresa também vai incentivar serviços que incluem estações de recarga de veículos elétricos e softwares para ajudar motoristas a encontrarem vagas para estacionar. (Reuters/Edward Taylor)