Best Cars
No Brasil, o Volkswagen Golf mais potente disponível no mercado é o GTI, que traz motor 2.0 turbo de 220 cv e aceleração de zero a 100 km/h em 6,5 segundos, pelo preço sugerido de R$ 118.790.
Na Europa, o hatch médio acaba de ganhar uma opção mais potente, destinada exclusivamente para as pistas. Trata-se do Golf GTI TCR, desenvolvido para disputar categorias de turismo, que se diferencia, entre outras coisas, pela carroceria alargada, pelas rodas de 18 polegadas e pelos apêndices aerodinâmicos, como largas saias laterais, grande aerofólio traseiro de fibra de carbono.
A potência de 330 cv e o torque de 41,8 kgfm são fornecidas pelo motor turbinado de dois litros, emprestado não do Golf GTI, mas sim da configuração R, que entrega números um pouco menores que o novo modelo de competição: 300 cv e 38,75 kgfm. A transmissão do Golf GTI TCR é sequencial.
Além dessas versões, o Golf em breve terá uma opção ainda mais forte, apresentada como protótipo em salões automotivos e que teve sua produção em série confirmada pela Volkswagen no fim do ano passado. O Golf R400 manterá a configuração de motor 2.0 turbo de quatro cilindros, mas vai entregar cerca de 400 cv e aproximadamente 45 kgfm, para proporcionar aceleração de zero a 100 km/h em 3,9 segundos. (Best Cars/Alessandro Reis)