Silêncio ensurdecedor é o que faz mais barulho no novo Accord

Carpress

 

Um silêncio ensurdecedor. Esse é um dos pontos que mais chamam a atenção no novo Honda Accord, lançado no ano passado estaticamente e que finalmente o Carpress dirigiu. Mesmo com toda a alta do dólar, o sedã chega dos Estados Unidos ao preço de R$ 156.300, com previsão de vendas de 120 unidades no ano.

 

Chega em versão única, a EX, dotada do motor i-VTEC 3.5 V6 a gasolina de 280 cv de potência e torque (força) máximo de 34,6 kgfm, associado a um câmbio automático de seis marchas, que permite troca pelos paddle shifts (borboletas atrás do volante). É possível rodar em modo D (drive) e S (sport).

 

Todo esse silêncio pode ser explicado pela física. É que seu motor traz um sistema de coxins ativos eletro-hidráulicos, desenvolvidos para reduzir significativamente as vibrações geradas pelo propulsor. Outra exclusividade do modelo é o ANC (Active Noise Control e Active Sound Control), um dispositivo que capta ruídos e vibrações na cabine por meio de um microfone e, por meio do sistema de alto-falantes, emite ondas contrárias transmitindo a sensação de silêncio.

 

Para um carro desse porte, é bastante econômico. Isso porque, quando não é necessário, o motor de seis cilindros funciona com apenas três, melhorando a eficiência energética. Durante nosso teste, o computador de bordo chegou a marcar 11,5 km/l (segundo a Honda, o máximo da bateria de testes para a imprensa foram 14 km/l).

 

Parece uma nova geração, mas é o que se chama de face-lift, reestilização, que o deixou bastante moderno – de frente, parece um “Civicão” (e isso é um elogio). A nova grade cromada passa a sensação de traje de gala, sem perder a esportividade.

 

Capô e o para-choque ganharam contornos marcantes, faróis e luzes de neblina são exclusivamente em LED. Visto de lado, o destaque é para as novas rodas aro 18 com design exclusivo. A traseira também passou por mudanças, incluindo para-choque, lanternas com iluminação em LED e aerofólio na tampa do porta-malas (de 461 litros).

 

Por dentro as principais novidades ficam por conta das pedaleiras esportivas em alumínio com iluminação, do acabamento com revestimento em preto e detalhes que têm aspecto de madeira (mais escuro, ao gosto do brasileiro) e do novo acabamento no painel de instrumentos, que traz central multimídia com navegador integrado.

 

Agora o banco traseiro é bipartido rebatível 60/40, não mais inteiriço. O carro ganhou também sistema de partida a distância com acionamento pela chave. Assim o ar-condicionado automático dual zone pode ser acionado antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22°C. Caso o motorista demore mais de 15 minutos para entrar no carro, o motor desliga automaticamente, pois o carro interpreta como esquecimento.

 

Na nova central multimídia, a tela é de 7 polegadas com touchscreen, bastante intuitiva, conforme atestamos enquanto viajamos como passageiros. A unidade traz software que inclui GPS integrado com informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão com smartphones) de São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Por enquanto.

 

Esse sistema possibilita conexão wi-fi com browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realizar chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, espelhando os dados na tela.

 

Outra novidade no Accord é a disponibilidade de uma entrada HDMI, que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos externos. Há ainda duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod, além do DVD player e uma entrada auxiliar. O áudio premium é garantido com alto-falantes nas quatro portas, dois tweeters na dianteira e um subwoofer na traseira.

 

Não é por suas proporções avantajadas – 4,91 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,48 m de altura e 2,78 m de entre-eixos – que o novo Accord fica difícil de estacionar. Para ajudar nas manobras, há sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, além da reprodução de imagens da câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, em que a linha de orientação acompanha a rotação do volante.

 

Do lado direito, o retrovisor tem ainda o dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada abaixo do espelho e mostra as imagens no display. Também é nova a função de rebatimento elétrico dos retrovisores externos. De série o modelo traz ainda abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry), acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e teto solar elétrico.

 

De resto, toda uma eletrônica a serviço da segurança, com freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição de frenagem), controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), além do HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o carro freado por alguns segundos para auxiliar a saída em pisos inclinados. O pacote inclui seis airbags, sendo frontais de duplo estágio, laterais dianteiros e de cortina.

 

São três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e três cores disponíveis: as perolizadas White Orchid (branco)  e Crystal Black (preto) e a nova metálica Platinum Silver (cinza). (Carpress/Luís Perez)