Carpress
Em se tratando de utilitário esportivo, à Audi só o topo interessa. A marca de Ingolstadt traz ao Brasil a nova geração do Q7, totalmente reprojetado. Está à venda só na versão top de linha Ambition, por R$ 399.990.
Imponente, o modelo ficou ligeiramente menor por fora (37 milímetros no comprimento e 15 mm na largura), mas ganhou espaço no interior. Com o uso de materiais mais leves e resistentes, o modelo “emagreceu” 325 kg.
O motor é 3.0 V6 TFSI de 333 cv, que resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h.
Novidade introduzida no novo TT, o modelo traz o Virtual Cockpit, painel totalmente configurável que exibe as informações à altura dos olhos do motorista por meio do head-up display.
Por fora o desenho chama a atenção a começar pela grade singleframe, com barras transversais brilhantes, que tem aparência de alumínio, mais largas e baixas do que no modelo anterior. A moldura se estende até os faróis.
Os faróis do SUV são ligados à grade e são emoldurados em cima pelo capô, enquanto as bordas inferiores ficam no mesmo nível da segunda lâmina da grade. Unidades de xenônio são de série.
Com os faróis opcionais de LED, as luzes de condução diurna formam uma dupla flecha condutora luminosa junto aos indicadores de direção. Na traseira, a tampa envolve as maciças e eretas colunas D, um detalhe típico dos modelos Q da Audi.
Toda a traseira é dominada por linhas horizontais, que salientam a largura do modelo. As grandes lanternas traseiras de LED replicam o tema dos faróis – ativadas quando a ignição é ligada, as lanternas também criam uma dupla seta.
Por dentro muito requinte e inspiração em sedãs de luxo, com direito a duas partes, com diferentes materiais criando contrastes. Os compradores podem optar pelas cores preto, cinza, bege ou marrom para os revestimentos de couro dos bancos e de detalhes do acabamento. Um arco envolve a parte dianteira do interior, criando uma curva de porta a porta. Já o painel de instrumentos é esguio. Sua dianteira, caracterizada à frente do passageiro por uma abertura de ventilação em faixa, não é ligada ao console central.
Seu console é inclinado como um painel de controle, com a alavanca do câmbio Tiptronic e o comando do MMI all-in-touch à esquerda e o controle de volume do sistema de som e porta-copos à direita.
O sistema de bancos do novo Q7 também foi totalmente reprojetado. Comparado ao do modelo anterior, é quase 19 kg mais leve, cinco deles eliminados dos bancos dianteiros. Forrados com couro, os assentos oferecem um posicionamento vertical e melhor apoio lateral. Os apoios de cabeça podem ser ajustados não apenas verticalmente, mas opcionalmente também na horizontal. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, com memória para o do motorista. Os dois trazem suporte lombar.
A segunda fileira de bancos também oferece bom espaço. Dividido na proporção 35/30/35, o encosto pode ser ajustado na inclinação em 16 posições. Opcionalmente, há a opção de sete lugares para o Q7. Seus encostos, divididos 50/50, podem ser posicionados eletricamente na vertical ao apertar um botão ou rebatidos na horizontal, integrando-se ao assolho do porta-malas.
Para garantir uma entrada confortável para a terceira fileira, a Audi também equipa os assentos laterais da segunda fila com um mecanismo segundo o qual eles podem ser dobrados em uma forma compacta e posicionados verticalmente. Todos os bancos da segunda e terceira fileiras têm fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Até seis cadeirinhas para crianças podem ser instaladas no novo Q7, inclusive no banco do passageiro de frente.
O ar-condicionado do Q7 tem quatro zonas, com os mostradores de temperatura incorporados aos controles rotativos. Um display TFT (filme transistorizado) mostra a situação de importantes funções. Com um toque nos interruptores o tamanho dos gráficos aumenta. Os passageiros de trás têm seus próprios comandos.
Toda a iluminação interior é feita com LEDs. O pacote de iluminação é de série. Interruptores capacitivos acionam as luzes nos bolsos das portas. O painel de instrumentos e o acabamento das portas incluem a chamada iluminação de contorno – guias luminosas de LED extremamente finas que seguem as linhas principais.
Para a bagagem, o modelo oferece 295 litros de bagagem na configuração para sete lugares. Com cinco lugares, são 890 litros e 2.075 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. A porta do bagageiro tem acionamento elétrico de série e controle por gestos – uma movimentação do pé sob o para-choque traseiro é detectada por um sensor, comandando a abertura ou fechamento sem necessidade do uso das mãos. Outra alternativa para o cliente é fechar a tampa do porta-malas apertando um botão nela instalado ou pela chave com controle remoto. Ganchos para bagagem, pontos de amarração, cobertura para o compartimento de bagagem e uma rede divisória são equipamento de série.
No centro do painel de instrumentos o Q7 traz o monitor MMI para o motorista e o passageiro da frente, que se estende eletricamente toda vez que o sistema é iniciado. O dispositivo mede 8,3 polegadas na diagonal e mostra gráficos elaborados em alta resolução.
O terminal MMI no console central serve para controlar as várias funções. Parte do sistema MMI navigation plus, mostra a identificação MMI all-in-touch e inclui um botão de pressão rotativo e dois interruptores oscilantes para os menus básicos.
No sistema MMI do novo Q7, praticamente todas as entradas podem ser realizadas em poucas etapas. A operação é intuitiva, baseada na lógica dos smartphones. O usuário pode acessar os menus de funções e opções com as bordas esquerda e direita do touchpad, que suplementam inteligentemente os muitos setores operacionais. A borda superior da superfície de toque inclui oito botões de favoritos programáveis para registrar as estações de rádio prediletas, dados de contatos e títulos de mídia.
A operação por voz do MMI navigation plus inclui inúmeras formas de articulação em linguagem coloquial. Esse controle de voz, que permite ditar mensagens de texto, também é disponível para os menus Radio e Media. O MMI navigation plus opcional com MMI all-in-touch traz drive DVD, dois leitores de cartão, uma memória flash, o sistema de som Bose 3D com duas entradas USB, uma interface Bluetooth e o monitor de alta resolução com 8,3 polegadas. O MMI navigation plus com MMI touch permite acesso a controle por voz do smartphone, mostra mensagens de e-mail do telefone e as lê em voz alta.
Outro componente do sistema top de linha é o módulo de hardware Audi connect. Um hotspot wi-fi integrado permite que os passageiros naveguem e troquem e-mails livremente com seus dispositivos móveis. A gama de serviços do Audi connect inclui navegação com o Google Earth e o Google Street View.
O Q7 estreia também a nova interface para smartphones, que traz para o carro o Apple Car Play e o Android Auto. Se o motorista se conectar com um telefone móvel iOS ou Android à porta de acesso USB (iOS a partir da versão 7.1; Android a partir da versão 5.0 Lollipop), o ambiente se abre na interface.
Assistências
Não faltam sistemas de assistência para tornar a direção mais confortável e segura. Entre os equipamentos de série, há o assistente de atenção, que analisa o comportamento do motorista e emite um alerta quando houver indicação de que ele esteja perdendo a concentração. Outros itens de série incluem o Hold assist (assistente de parada), limitador de velocidade ajustável, sistema de estacionamento traseiro e sistema de segurança Audi pre sense básico.
O Audi pre sense básico interage com diferentes sistemas do carro. Caso detecte uma condição de direção instável, pode iniciar medidas preventivas para proteger os ocupantes do veículo. Os cintos dos bancos dianteiros são enrijecidos eletricamente e as janelas e o teto solar são fechados. Além disso, as luzes de alarme são ativadas para alertar os motoristas mais próximos.
O pacote opcional Audi side assist ajuda o motorista a partir de 15 km/h ao trocar de faixa, usando dois sensores de radar traseiros que têm alcance de cerca de 70 metros. Se um veículo for localizado no ponto cego ou se aproximar muito rápido, se acende um LED na carenagem do respectivo espelho retrovisor externo.
Caso o motorista ainda assim acione a seta, o LED pisca sucessivas vezes com maior intensidade. O Audi side assist é ligado ao sistema Audi pre sense traseiro, que inicia medidas protetoras em caso de ameaça iminente de uma colisão na traseira do carro.
O Exit Warning Assist – alerta de desembarque – entra em ação quando o SUV para. Caso veículos ou bicicletas se aproximem por trás, o sistema avisa o motorista e os passageiros assim que eles abram uma das portas. O sistema usa as guias luminosas de LEDs do pacote de iluminação localizadas nas portas. Em uma situação perigosa, LEDs de alta potência piscam e se acendem em vermelho. O alerta de desembarque permanece ativo até três minutos depois que a ignição é desligada.
Disponível no Pacote Tecnológico opcional, o assistente de visão noturna usa uma câmera infravermelha de longo alcance que reage ao calor irradiado por objetos. A informação, convertida em imagens em preto e branco, é exibida no cockpit virtual. O ambiente mais frio aparece escuro, enquanto animais e pessoas são mostrados com maior brilho. O sistema tem alcance de até 300 metros e pode detectar pessoas e grandes animais a cerca de 100 metros, destacando-os com marcadores amarelos.
Se uma situação de perigo for detectada, um som de alerta é emitido e um símbolo de advertência também aparece no painel. Nesse caso, o assistente de farol alto ilumina as pessoas, fora de áreas urbanas, com três curtos pulsos de luz.
Outro diferencial opcional do Q7 é o eixo traseiro dinâmico, ou seja, a direção nas quatro rodas – uma tecnologia não encontrada em outros produtos no segmento de SUVs e oferecida no Pacote Tecnológico opcional. No eixo traseiro é instalado um sistema de direção com comando elétrico e duas barras de direção, que vira as rodas traseiras em até 5 graus na mesma direção ou em oposição às dianteiras, dependendo da situação. O Carpress constatou que o dispositivo permite maior número de possibilidades (e conforto) ao volante, durante test-drive realizado entre Guarulhos e Atibaia (SP).
Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta. Assim, o SUV fica muito mais ágil e o raio de curva um metro menor, o que é claramente percebido pelo motorista ao manobrar e estacionar. Entre 5 km/h e 15 km/h, o direcionamento inverso atinge até 5 graus. Em velocidade maiores, as rodas traseiras seguem o movimento das dianteiras num ângulo de até 3,5 graus. Virando na mesma direção, elas melhoram a reposta do volante e aumentam assim a estabilidade em manobras evasivas. (Carpress/Luís Perez)