Blog Ponto de Ônibus
A SPTrans, São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da capital paulista, divulgou nesta quarta-feira, 17, um balanço sobre os itens de tecnologia e conforto na frota e na prestação de serviços.
De acordo com a gerenciadora, dos 14.752 ônibus que fazem parte da frota da capital paulista, 362 veículos possuem serviço de conexão à internet gratuita – wi-fi. Já 602 veículos do sistema municipal têm ar-condicionado, 164 ônibus contam com tomadas USB e 2 mil 381 ônibus articulados, superarticulados e biarticulados possuem câmeras que permitem que o motorista visualize por uma tela no painel o embarque e o desembarque dos passageiros.
Os números de veículos com essas inovações tecnológicas são modestos em relação a toda a frota de ônibus municipais. Situação que a prefeitura promete que vai ser mudada após a realização do processo de licitação dos transportes na cidade, que está barrada pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) desde novembro de 2015.
O órgão apresentou dúvidas quanto ao modelo de licitação, remuneração das empresas, como deve ser implantado o novo CCO (Centro de Controle Operacional) o tempo de contrato de 20 anos renováveis por mais 20, entre outros pontos, inclusive o custeio dos avanços tecnológicos.
Cidade ainda não possui todos os ônibus acessíveis
Nem toda a frota de ônibus em São Paulo é acessível. Dos 14.752 ônibus da cidade, 12. 618 possuem rampas e piso baixo ou elevadores para cadeira de rodas.
O decreto presidencial n º 5296/2004 determinou no ano em que foi publicado que as cidades teriam dez anos para que todos os veículos de Transportes Coletivos fossem acessíveis. Portanto, a acessibilidade total nos transportes, incluindo os ônibus, deveria ocorrer em 2014.
Bilhetagem eletrônica
De acordo com a gerenciadora, dos 14.752 ônibus de São Paulo, 12. 377 possuem novos tipos de leitores de Bilhete Único que permitem o desconto dos créditos de forma mais rápida e com tecnologias que possuem mais capacidade de armazenamento e transmissão de dados que coíbem possíveis fraudes nos usos da gratuidade. Uma das novidades é o reconhecimento facial que compara as fotos tiradas pelo equipamento do validador com os cadastros da SPTrans.
Segundo a gerenciadora, um mesmo cartão do Bilhete Único pode ser recarregado por várias funcionalidades diferentes, como comum, estudante, vale-transporte, mensal, semanal, diário. A SPTrans ainda informou que o total de passageiros do sistema que pagam em dinheiro é de 7%. (Blog Ponto de Ônibus)