Alemanha quer fazer testes de emissões em carros de surpresa

Reuters

 

A Alemanha quer promover testes de emissões de surpresa em todas as montadoras de automóveis, afirmou no último domingo (14) o ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt.

 

A intenção é restabelecer a confiança em uma indústria que foi atingida por um escândalo de manipulação de testes pela Volkswagen.

 

“Haverá controles em veículos no mesmo estilo dos testes de doping (para atletas)”, disse Dobrindt ao jornal Bild. “Não anunciados e todos os anos”.

 

Um meio para promover testes surpresa seria selecionar modelos de companhias de aluguel de veículos, disse o jornal. Os técnicos que conduzirão os testes também seriam rotineiramente trocados para assegurar a transparência.

 

O Bild disse que uma proposta inicial das novas medidas seria apresentada à Bundestag, câmara baixa do parlamento, na quinta­feira (18). Segundo o jornal, também haverá um chamado para que o governo apresente planos para encorajar motoristas a utilizar carros elétricos.

 

A Volkswagen, maior produtora de automóveis da Europa, admitiu em setembro que manipulou testes de emissões nos Estados Unidos, usando um software capaz de enganar os reguladores em mais de 11 milhões de veículos a diesel ao redor do mundo. Após isso, a companhia perdeu bilhões de euros em valor de mercado e anunciou a troca de seu presidente­executivo. (Reuters)