Carplace
Lançada em 2002 com a proposta de atrair um perfil mais jovem de consumidor para a Toyota, a divisão Scion está com os dias contados. Em anúncio oficial, a submarca anunciou que irá encerrar as atividades até o fim do ano e a linha será rebatizada como modelos Toyota.
Após 13 anos de atuação no mercado norte-americano, as vendas estavam muito baixas e havia falta de afinidade com a proposta inicial. Atualmente, o portfólio é composto pelos modelos FR-S (rebadge do GT 86), tC, xB, iM (rebadge do Auris) e iA (clone do Mazda2 Sedan).
A meta inicial da Toyota era atingir diretamente o público jovem através de uma proposta mais descolada e atual. Os planos acabaram não vingando e a média de idade do consumidor da Scion é hoje de altos 49 anos, o que configura um perfil mais maduro. Além disso, as vendas não correspondem mais às expectativas iniciais – o pico comercial foi alcançado em 2006, com 175 mil emplacamentos, caindo para apenas 56 mil no ano passado. (Carplace/Dyogo Fagundes)