Tata pensa em renomear compacto Zica após crescimento do zika vírus

UOL Carros

 

A Tata Motors, empresa indiana dona da Jaguar Land Rover, afirmou em comunicado que estuda trocar o nome de um de seus novos compactos, o Zica, após o crescimento do zika vírus, mesmo após algumas semanas do lançamento de uma grande campanha de marketing da empresa, que utilizou o melhor jogador de futebol do mundo, Lionel Messi, como garoto propaganda.

 

O “Zica” da Tata – abreviação do termo “Zippy Car”, em inglês (“carro virogoso”, na tradução literal) – utiliza a letra “C”, enquanto o vírus emprega “K”. Mesmo assim, a montadora afirmou que associações com o vírus seriam inevitáveis.

 

A possível troca de nome acontece no momento em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decide declarar o zika como emergência de saúde global. O vírus tem sido associado a milhares de casos de microcefalia no Brasil.

 

Palavras oficiais

 

Por e-mail, a chefe de comunicações corporativas da Tata, Minari Shah, afirma que “a decisão de nomear o Zica aconteceu muitos meses antes e que não era possível prever qualquer um dos eventos recentes”. A executiva ainda afirma que a marca avalia a situação, mas ainda não possui uma data para divulgar o novo nome.

 

O Zica é um pequeno compacto global que, se fosse vendido, disputaria mercado com Fiat Uno e VW up! no Brasil, que a marca se prepara para apresentar neste mês no Salão de Nova Déli.

 

O modelo chega ao mercado asiático para concorrer com Hyundai i10 e Chevrolet Spark, entre outros subcompactos. No mercado indiano, ele deverá utilizar um motor de três cilindros, 1,2 litro movido a gasolina, além de uma versão 1.0 a diesel. (UOL Carros/André Deliberato)