Volkswagen é a primeira montadora a oferecer curso de mecatrônica no Brasil

Frota & Cia

 

A Volkswagen é a primeira montadora a investir na oferta de um curso de mecatrônica no Brasil. A companhia anunciou que as aulas já começaram no Centro de Formação Profissional Volkswagen Senai, instalado na fábrica da companhia na Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP. A iniciativa ainda está em fase piloto, para 20 estudantes dos 141 matriculados na instituição este ano.

 

O programa de mecatrônica estende em mais um ano a capacitação dos alunos, que passa a ter duração de três anos. O curso inclui aulas práticas em um novo laboratório onde os jovens poderão aplicar os conhecimentos orientados por tutores. Com todas as etapas concluídas, o estudante receberá do Senai título de Especialista Técnico Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura.

 

A montadora destaca que, quando formados, os estudantes poderão ganhar ainda certificação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (NHK). Desta forma, o diploma também terá validade no país europeu. Para implementar o curso, a fabricante de veículos estabeleceu uma série de parcerias. Além do governo alemão, seis fornecedores da companhia participaram do projeto: Grob, ZF, Mahle, Kostal, Thyssen Campo Limpo e Thyssen Elevadores.

 

“A Volkswagen é a primeira empresa do País a oferecer este curso de mecatrônica no mesmo padrão de qualificação da Alemanha, com diploma reconhecido pelo governo alemão. É um projeto inédito e extremamente inovador. Mesmo diante do atual cenário econômico desafiador, continuamos investindo em nossos jovens e olhando para futuro”, destaca o vice-presidente de recursos humanos da empresa, Holger Rust, em comunicado.

 

O Centro de Formação Profissional Volkswagen Senai tem 42 anos de história. Foi a primeira estrutura do gênero a ser instalada dentro de uma fábrica de automóveis no Brasil. Neste período, mais de 6,4 mil profissionais foram formados ali. (Frota & Cia)