Carplace
A Autoridade Federal de Transportes da Alemanha (KBA) anuncia nesta semana a aprovação das correções programadas pela Volkswagen para os veículos envolvidos no escândalo do dieselgate. A picape Amarok é o primeiro modelo a passar pelos reparos, sendo sempre equipada com motor 2.0 turbodiesel. Espeficamente, estão envolvidas as unidades produzidas entre 2011 e 2012, o que inclui exemples importados da Argentina e feitos na própria Alemanha.
O reparo consiste na reprogramação de um dos softwares do motor, serviço que leva apenas 30 minutos para ser concluído. A Volks pagará aos concessionários 60 euros por cada unidade reparada da Amarok. Posteriormente, a KBA deve autorizar o conserto de outros motores (incluindo os blocos 1.2 e 1.6 da família EA189) e novos modelos serão convocados. Só na Alemanha, são 2,4 milhões de unidades envolvidas, incluindo também carros da Audi e da Skoda.
A Amarok é o único veículo vendido no Brasil que está envolvido no escândalo. A VW do Brasil já foi acionada pelo Ibama quanto ao reparo, mas ainda não há data programada para a correção. (Carplace/Dyogo Fagundes)