EBD, BAS, HCC? Entenda a sopa de letrinhas do mundo automotivo

Carsale

 

A medida que os recursos tecnológicos aplicados aos automóveis evoluem, a quantidade de siglas que dão nome a esses itens de segurança e conforto aumentam. Além do conhecido ABS (freio antitravamento), existe uma série de outras siglas que formam uma verdadeira “sopa de letrinhas”. Por isso o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) reuniu algumas das principais siglas e seus significados na lista abaixo para ajudar você a conhecer melhor as tecnologias que podem estar presentes no seu veículo.

 

ACC – Adaptive Cruise Control

 

Tem a função de controlar a distância em relação ao carro à frente, evitando colisões. Utiliza-se de um radar instalado na dianteira do veículo para mensurar essa distância. O ACC pode atuar nos freios sem a intervenção do motorista.

 

BAS – Brake Assist System

 

Sistema que auxilia a frenagem, aumentando a força aplicada no pedal do freio. O BAS monitora a velocidade de acionamento do pedal de freio e auxilia o motorista, aplicando força máxima nos freios.

 

EBD – Electronic Brake Distribution

 

Sistema que distribui a força de frenagem nas rodas que estão com maior aderência, aumentando a eficiência da frenagem. Esse sistema entra em funcionamento quando o pedal de freio é acionado.

 

HCC – Hill Hold Control

 

O controle de assistência de partida em rampa mantém o carro freado em aclives quando o motorista alivia o pedal de freio. Quando liberado o pedal, o sistema entra em ação, mantendo o veículo parado de dois a três segundos, dependendo do modelo.

 

TSC – Traction Control System

 

O sistema do controle de tração evita que haja o giro falso de uma ou mais rodas.

 

Freio anticolisão

 

Por meio de câmeras no parabrisa, o veículo realiza o monitoramento do que está à frente. Caso haja algum obstáculo, o sistema realiza a intervenção, solicitando a atuação dos freios até o momento de parada.

 

Sensor de fadiga

 

Fazendo análises dos parâmetros de velocidade, da ação nos pedais, do ângulo do volante e das oscilações do veículo, o sistema verifica se houve alteração quanto ao modo inicial de condução do motorista. Se o comportamento estiver fora desses parâmetros, são emitidos avisos sonoros para “despertar” o motorista. (Carasle)