Carro brasileiro já é o mais avançado do mundo. Acha loucura? Veja exemplos

UOL Carros

 

O brasileiro ainda paga caro para ter um carro zero-quilômetro na garagem, mas uma coisa é fato: com maior concorrência e metas do Inovar-Auto (programa de incentivo a inovações do setor automotivo, que exige tecnologia aplicada como contrapartida), nosso país está cada vez mais alinhado às tendências globais. Veja a linha da Ford, por exemplo: todos os modelos vendidos aqui também são oferecidos em Europa e Estados Unidos.

 

Chegamos, inclusive, ao ponto de ter novidades antes da estreia no exterior: é o caso do Honda HR-V, “best-seller” no segmento em 2015 e que chegou às nossas lojas antes de ser mostrado a americanos e europeus; o motor 1.0 turbo que roda no Volkswagen up! agora está sendo exportado para a Europa; e o país foi o primeiro a ter modelos nas lojas com centrais multimídia que espelham celulares e sistemas Apple e Android — só agora americanos começam a encontrar isso em seus carros.

 

Para atestar que o reclamado “abismo” tecnológico já não existe mais, UOL Carros reuniu cinco itens de ponta usados por modelos fabricados localmente para montar o “carro brasileiro ideal”, nem um pouco pé-de-boi. Agora é lutar para pagar menos. Confira a lista:

 

1 Plataforma MQB da Volkswagen

Inaugurada em produção nacional pelo Audi A3 Sedan e prestes a ser incorporada ao Golf, ambos feitos em São José dos Pinhais (PR), a plataforma MQB foi a grande sacada do grupo Volkswagen nos últimos anos: devido à sua modularidade, permite entregar modelos dos mais diversos tamanhos, de um hatch médio a um SUV grande, mantendo padrão semelhante de desempenho e segurança.

 

2 Motor turboflex da BMW

Volkswagen, Peugeot-Citroën, Volkswagen/Audi e Mercedes-Benz pegaram carona numa tecnologia inaugurada pela BMW em 2014, com o Série 3 montado em Araquari (SC). O turboflex, solução exclusiva para o Brasil, alia a grande especificidade de nosso mercado, os propulsores bicombustível, ao turbo, forma mais indicada de se encontrar o compromisso certo entre potência e eficiência energética.

 

3 Câmbio de nove marchas da ZF

Nenhum veículo de produção no mundo conta com transmissão mais avançada que a ZF automática de nove marchas. O Jeep Renegade, fabricado em Goiana (PE), debutou no país usando esse câmbio nas versões turbodiesel. Ele também estará presente na picape Fiat Toro, a ser lançada após o carnaval, e no segundo Jeep nacional (previsto para 2017, como substituto do Compass). A Land Rover será outra a equipar tal sistema no Range Rover Evoque e no Discovery Sport montados em Itatiaia (RJ). (UOL Carros/Eugênio Augusto Brito e Leonardo Felix)